Bolsas asiáticas fecham em alta no embalo do otimismo de ontem em Wall Street
Os principais índices acionários da Ásia fecharam a sessão desta quarta-feira (5) em alta, aproveitando o otimismo da última sessão em Wall Street, onde os principais benchmarks fecharam com ganhos superiores a 2,5%.
No fim das negociações, o índice Nikkei 225 subiu 0,48%, a 27.120,53 pontos, com os ganhos das ações liderados pelo setor de eletrônicos, já que as preocupações com o aperto do Federal Reserve (Fed) diminuíram um pouco. Keyence subiu 2,7% e Olympus avançou 2,3%.
Os investidores estão se concentrando em indicadores econômicos, incluindo dados de empregos do setor privado dos EUA, bem como quaisquer desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia. Perto das 7h50, o dólar seguia em alta ante a divisa japonesa, com ganhos de 0,35%, a 144,358 ienes.
Já na Coreia do Sul, o índice de referência Kospi subiu 0,26%, fechando em 2.215,22 pontos, liderado por ganhos em ações de eletrônicos, energia e finanças.
A inflação na Coréia também diminuiu pelo segundo mês consecutivo antes da decisão da taxa do Banco da Coréia na próxima semana. O peso-pesado do índice Samsung Electronics subiu 1,5%, a fabricante de chips de memória SK Hynix ganhou 4,2% e a fabricante de tela plana LG Display subiu 9,3%.
Já em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 5,90%, fechando em 18.087,97 pontos, no seu maior ganho desde 17 de março, com os investidores recuperando o rali nos mercados de ações globais após um feriado local na terça-feira. Foi um rali de alívio impressionante, disse Craig Erlam, analista de mercado sênior da Oanda, em nota.
Os melhores desempenhos incluíram o Shenzhou International Group, saltando cerca de 14% e Anta Sports Products e Li Ning, cada uma adicionando cerca de 10%. O índice Hang Seng Tech fechou em alta de 7,5% em 3.685,51 pontos. A bolsa de Xangai permaneceu fechada em dia de feriado na China.
Leia a seguir