Bolsas asiáticas fecham mistas após Fed sinalizar redução de ritmo ‘em breve’
Os principais índices acionários asiáticos fecharam a sessão de hoje, em sua maioria, em alta. A exceção foi a referência de Xangai que terminou no vermelho.
O bom humor prevaleceu nas principais bolsas após o Federal Reserve (Fed) sinalizar ontem em sua ata da última reunião que deve reduzir o ritmo das altas de juros “em breve”.
Japão
No fim da sessão, o Nikkei 225, de Tóquio, terminou em alta de 0,95%, a 28.383,09 pontos. os ganhos foram liderados por empresas de transporte marítimo, incluindo as ações da Mitsui O.S.K. Lines, que subiram 4,0% depois que o Nikkei informou que a empresa investirá pelo menos 100 bilhões de ienes em novos navios de cruzeiro.
Na sessão, o dólar permaneceu fraco ante a moeda japonesa. Às 7h20, o dólar recuava 0,78%, a 138,149 ienes.
Coreia do Sul
Em Seul, o Kospi terminou com avanço de 0,96%, a 2.441,33 pontos, em sessão marcada pelo aumento das taxas de juros na Coréia do Sul. O banco central do país elevou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual para 3,25%.
As ações de empresas ligadas à internet, a baterias e a produtos químicos lideraram os ganhos.
A redução do ritmo do BC coreano nos aumentos das taxas ajudou a melhorar o sentimento do investidor. O won se fortaleceu contra o dólar devido ao apetite pelo risco.
Hong Kong
Em Hong Kong, o índice Hang Seng continuou seu movimento de recuperação depois de perdas recentes, avançando 0,78%, a 17.660,90 pontos.
Os incorporadores imobiliários chineses lideraram os ganhos depois que alguns bancos estatais disseram que estenderão o apoio financeiro a algumas empresas do setor.
O Country Garden subiu 20% quando a mídia estatal chinesa informou que a gigante imobiliária assinou um contrato com um banco estatal para uma linha de crédito.
Longfor saltou 12% e China Overseas Land & Investment subiu 3,3%.
Os fabricantes de vidro solar deram mais suporte ao mercado, com Xinyi Solar subindo 4,2% e Flat Glass subindo 1,2%.
China Continental
Na ponta das perdas, a bolsa de Xangai caiu 0,25%, a 3.089,30 pontos. O índice de preços ChiNext, altamente tecnológico, caiu 0,2%, para 2.335,52.
Assim como no Hang Seng, as ações imobiliárias estavam entre os maiores ganhos depois que uma série de bancos estatais disseram que vão estender bilhões de dólares em apoio a vários desenvolvedores privados.
Vanke ganhou 3,4% e Seazen saltou 6,8%. Mas a fraqueza contínua nos setores de turismo e entretenimento.
O pior surto de Covid-19 na China está esmagando as esperanças de uma recuperação econômica e alimentando a preocupação com a interrupção das cadeias de suprimentos mundiais, aumentando a pressão sobre uma economia global que já está perdendo velocidade à medida que os bancos centrais aumentam as taxas de juros para conter a inflação.
Leia a seguir