Bolsas da Ásia fecham em queda com covid-19 na China e comentários de membros do Fed

Os mercados também acompanharam o aumento das tensões geopolíticas na região depois que a Coreia do Norte disparou um suposto míssil balístico em sua costa leste

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta sexta-feira (18), repercutindo os comentários considerados mais “hawkish” de membros do Federal Reserve (Fed), a publicação de indicadores econômicos, tensões geopolíticas envolvendo a Coreia do Norte e a alta de casos de covid-19 na China.

Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou a sessão com queda de 0,11%, a 27.899,77, com os investidores repercutindo dados que mostraram que a inflação ao consumidor geral do Japão em outubro aumentou no ano, bem como comentários do Banco do Japão (BoJ) de que apoiará a recuperação econômica, continuando seu programa de flexibilização monetária. Na semana, o Nikkei registrou retração de 1,29%.

Os mercados também acompanharam o aumento das tensões geopolíticas na região depois que a Coreia do Norte disparou um suposto míssil balístico em sua costa leste.

As ações do setor de transporte registraram queda, com o Nippon Yusen contabilizando retração de 2,4% e a Kawasaki Kisen Kaisha registrando queda de 3,0%.

A inflação geral ao consumidor do Japão subiu 3,7% em outubro em relação ao mesmo mês do ano anterior, superando a meta de 2% do BoJ pelo sétimo mês consecutivo, segundo dados do governo que foram divulgados nesta sexta-feira.

Coreia do Sul

Já o índice Kospi, da Coreia do Sul, registrou leve alta de 0,06%, a 2.444,48. Os melhores desempenhos no índice de referência incluíram Hyundai Heavy Industries, que subiu 3,5%, a LG Display, que teve alta de 3,1%; e Hyundai Mobis, com alta de 2,4%.

No entanto, os ganhos foram limitados por comentários de autoridades do Fed durante a noite, reiterando sua posição mais “hawkish” sobre aumentos de juros, disseram analistas.

Na semana, o índice Kospi registrou queda de 1,56%.

Hong Kong

Em Hong Kong, o índice Hang Seng contabilizou queda de 0,29%, a 17.992,54, estendendo a sequência para a terceira sessão consecutiva em retração. Os investidores seguem preocupados com a alta de casos de covid-19 na China e pelo pessimismo relacionado a possibilidade de uma redução de ritmo dos aumentos de juros do banco central americano. Na semana, o índice Hang Seng registrou alta de 3,85%.

Os segmentos imobiliários e financeiros registraram queda, com a Country Garden Holdings caindo 6,5%, a Ping An Insurance registrando retração de 3,7% e a Citic Ltd com queda de 2,7%.

Entre as altas da sessão, o desenvolvedor de jogos online NetEase teve alta de 3,7% depois de relatar resultados trimestrais e receber aprovação regulatória para um título de jogo.

China Continental

Na China Continental, o índice Xangai Composto registrou queda de 0,58%, a 3.097,2432, com as ações do setor de eletrônicos liderando as quedas. Além disso, o aumento de casos de covid-19 no país segue deixando os mercados em alerta. Na semana, o índice registrou alta de 0,32%.

A Ganfeng Lithium e Tianqi Lithium registraram queda de 3,0% cada, enquanto a empresa de semicondutores Naura Technology caiu 4,9%. Os ganhadores incluíram ações do setor farmacêutico, com a Shenzhen Mindray Bio-Medical subindo 4,0%.

Leia a seguir

Leia a seguir