Bolsas asiáticas fecham em alta com perspectiva de aumento mais moderado de juros nos EUA

Possível anúncio de mais 0,75 pode oferecer algum alívio às ações asiáticas contra o aumento de 1 ponto que era esperado

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira (20) com a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), que começa hoje, no radar.

Apesar da precificação de um aperto monetário mais agressivo, os investidores apostam que um aumento de 0,75 ponto percentual deve dar algum alívio perante a possibilidade de um aumento de 1 ponto percentual.

No Japão, o índice Nikkei fechou em alta de 0,44%, a 27.688,42 com as ações do setor de eletrônicos e alimentos liderando os ganhos. A Kirin Holdings ganhou 3,2% e a Renesas Electronics subiu 2,8%.

Fed

Os investidores se concentram na decisão de política monetária do Fed, marcada para quarta-feira (21) e que deve ter mais um aperto monetário agressivo por parte do banco central americano.

Já o índice de referência da Coreia do Sul, Kospi, subiu 0,52%, a 2.267,85 em meio a ganhos nos mercados futuros de ações dos EUA antes da reunião de dois dias do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto), que começa hoje.

Um anúncio de um aumento de 0,75 ponto percentual tem o potencial de oferecer algum alívio aos mercados de ações, pois isso ajudaria a reduzir o preço do cenário de um aumento de 1 ponto percentual, afirma Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, em um e-mail.

Hong Kong se recupera

A bolsa de Hong Kong encerrou as negociações com valorização de 1,16%, a 18.781,42 recuperando-se de uma baixa de seis meses e acompanhando os ganhos no mercado de ações.

As autoridades locais afirmaram que o governo pretende reduzir a quarentena obrigatória nos hotéis, que foi imposta por conta da pandemia da covid-19.

China

As companhias do setor de cassino se fortaleceram em meio a relatos de que o governo central está explorando medidas que podem apoiar a indústria do turismo em Macau. A Sands China e Galaxy Entertainment saltaram 7,7% e 4,3%, respectivamente.

Na China Continental, o índice Xangai Composto teve alta de 0,22%, a 3.122,4058, recuperando-se dos temores de uma recessão global.

Destaques

As fabricantes de carros elétricos, fornecedores de baterias e produtores de produtos químicos lideraram a recuperação. A Tianqi Lithium saltou 8,3%, a Ganfeng Lithium subiu 3,4% e CATL subiu 1,8%.

Leia a seguir

Leia a seguir