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Ações da Via (VIIA3) despencam após resultados e analistas destacam margem pressionada
As ações da varejista Via (VIIA3) registram forte queda na bolsa nesta sexta (10), com os resultados de quarto trimestre da Via vieram mais fracos do que o esperado. Análise da XP apontou receita voltando a crescer e geração de caixa robusta, mas margens ainda pressionadas.
A empresa divulgou prejuízo líquido de R$ 163 milhões no 4º tri e reverte lucro do ano anterior. Com isso, por volta das 15h, as ações desvalorizavam 7,21%, cotadas a R$ 1,80.
Para os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt, da XP, o faturamento foi impulsionado pelas lojas físicas, beneficiadas com recuperação do fluxo e maior conversão de vendas.
No entanto, margem bruta e Ebitda apresentaram retração na comparação anual, devido à forte base de comparação com o quarto trimestre de 2021, por conta de créditos fiscais, e também desalavancagem operacional.
Projeções para as ações
A XP tem recomendação neutra para Via, com preço-alvo em R$ 3, potencial de alta de 54,6% sobre o fechamento de ontem.
O BB Investimentos mantém a recomendação neutra para as ações e o preço-alvo de R$ 3,30, potencial de alta de 89% sobre a cotação atual, a R$ 1,74.
BB: 4º tri misto
A Via reportou resultados mistos no quarto trimestre de 2022, comenta o BB Investimentos em relatório.
Apesar de reconhecer alguns avanços importantes, como o controle do capital de giro e a estabilização das vendas do marketplace, o banco diz que a margem operacional inferior no comparativo anual e a retração das vendas no canal em lojas próprias (1P) foram pontos negativos.
Segundo a analista Georgia Jorge, as ações da Via acumulam queda de 19,2% desde início do ano até o último fechamento, refletindo a preferência dos investidores por companhias expostas ao varejo de bens não cíclicos menos alavancadas, o que leva a um menor impacto da taxa de juros no resultado financeiro.
“Apesar de observamos avanços na operação da Via, ainda nos mantemos conservadores em relação à capacidade da companhia em crescer de forma saudável todos os seus canais de vendas com manutenção de margens operacionais nos patamares atuais”, afirma a analista.
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