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Porto Seguro e Marcopolo: vale investir nas novatas do Ibovespa pensando em valorização das ações?
Nesta segunda-feira (6), a B3 anunciou a entrada das ações da Porto Seguro (PSSA3) e da Marcopolo (POMO4) no Ibovespa. A inclusão mostra que as empresas alcançaram certo nível de liquidez e atratividade mais intensos. E agora, vale investir nas novas ações do Ibovespa pensando em valorização dos papéis na bolsa de valores?
Para o Safra, a Porto apresenta “forte momento de resultados”, mesmo sendo uma das empresas mais afetadas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul em maio do ano passado.
“Seu forte impulso nos lucros nos últimos trimestres e o sólido guidance para o ano devem atenuar o revés de curto prazo”, avalia o Safra.
Além disso, o banco destaca “valuation barato” da Porto (8,3x P/L 2025e), o que reforça o
“bom potencial do papel”.
Em termos de dividendos, o Safra prevê DY (dividend yield) de 4,7% para 2025.
Aumento das vendas de veículos pode impulsionar ações da Porto
O Santander tem opinião semelhante. Nesse sentido, o sentimento positivo está relacionado ao possível aumento da venda de veículos, segmento no qual a PSSA3 também é forte.
“Notamos que os bancos começaram a acelerar gradualmente o financiamento de veículos (crescimento de 12% a/a em dezembro de 2023 para 19% a/a em agosto de 2024)”, analisa o Santander.
O banco menciona “dois potenciais impactos positivos para as seguradoras”. Primeiro, maior penetração de seguros automotivos. Depois, preços unitários médios mais elevados, “refletindo-se em prêmios mais elevados também”.
Aumento de receitas financeiras em 30% com juros altos
O Santander destaca que, agora, com a curva Selic sugerindo um ciclo de aumento de aproximadamente 400 bps, há aumento significativo das estimativas de receitas financeiras para 2025: algo perto de 30% a mais.
Ações da Marcopolo (POMO4)
O BTG diz que continua otimista com a POMO4 e aposta em um “melhor momento de curto prazo”. Esse bom presságio está relacionado principalmente à “recuperação no setor de ônibus”. O banco menciona as tarifas aéreas mais altas como estímulo às viagens rodoviárias.
O banco vê a empresa sendo negociada em um “valuation atraente”, de 6x P/L para 2025.
Há também aspectos operacionais importantes. Um deles é a capacidade de produção da POMO. Depois, um cenário melhor para o fornecimento de componentes e, por fim, melhores resultados das operações internacionais.
Programa federal ajuda a impulsionar POMO4
O BTG também destaca maiores volumes do Programa Caminho da Escola, do governo federal, que prevê acesso de populações de áreas rurais e ribeirinhas às escolas públicas de educação básica.
Dessa maneira, a Marcopolo é uma das fornecedoras do governo federal. No final de 2023, a empresa ganhou licitação para venda de 7.720 veículos a serem entregues a secretarias municipais de Educação de todo o País.
Receitas em alta para 2025 e papéis com desconto
Além disso, o Santander diz que a tendência para 2025 é que as receitas e o Ebitda da empresa cresçam 16% na comparação anual.
O banco destaca que a demanda pelos veículos da Marcopolo deve seguir favorável, “apoiado por uma alta idade média da frota de ônibus do País (o que deve desencadear a necessidade de renovação da frota)”.
Assim o Santander enxerga a Marcopolo negociada a um P/L de 7,6x 2025E, cerca de 36% de desconto em relação à sua média histórica de 10 anos.
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