Ações em alta: Suzano sobe 12%, com alta de 9% para Petz (PETZ3) logo atrás
Ações da Suzano lideram bloco de altas após empresa desistir de compra da Internacional Paper; Sabesp (SBSP3) cai com possível saída da Aegea
As ações da Suzano (SUZB3) tiveram destaque e subiram mais de 12% após a companhia desistir de comprar a concorrente Internacional Paper (IP). Os papéis da companhia lideraram o bloco de altas do Ibovespa nesta quinta-feira (27), e foram seguidos pelas ações da varejista Petz (PETZ3), que obteve avanço de 9%.
Por outro lado, a ação preferencial da Cemig (CMIG4) caiu quase 3%, encabeçando as maiores perdas do dia no pregão. Mas o destaque negativo no ranking de baixas veio da segunda colocada: a Sabesp (SBSP3). As ações da empresa de saneamento recuaram 2,81% com a notícia de que a Aegea abandonou o interesse por uma fatia de 15% da empresa paulista após a privatização. A única interessada agora é a Equatorial (EQTL3).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Ações em alta: SUZB3, EQTL3 e mais
Se as ações da Sabesp caíram com a suposta desistência da Aegea de adquirir parte da companhia no leilão de privatização, a Equatorial (EQTL3) obteve alta expressiva no Ibovespa.
O principal índice do mercado acionário subiu 1,36% e retomou os 124 mil pontos.
Últimas em Ações
As ações da transmissora de energia subiram 6,29%, figurando entre as maiores altas do dia. Segundo a Bloomberg, a Equatorial foi a única interessada em adquirir a tranche de 15% das ações da Sabesp. A fatia daria à empresa o direito de ser “acionista de referência” após a privatização.
A Suzano (SUBZ3) foi o destaque positivo do dia, após sair das negociações com a Internacional Paper. O mercado financeiro interpretou a desistência como um fator que alivia o risco de desalavancagem da Suzano. O acordo envolvia um pagamento de US$ 15 bilhões em dinheiro.
“A mudança de posição (da Suzano) também ocorre em meio ao avanço das negociações da Internacional Paper para comprar a DS Smith”. É o que aponta Alexsandro Nishimura, economista da Nomos.
Ações de empresas mais cíclicas, como Azul (AZUL4), Pão de Açúcar (PCAR3) e Magazine Luiza (MGLU3), ultimamente pressionadas pela curva de juros e o dólar – pelo menos a companhia aérea -, foram destaques entre as altas do dia.
Top 10 altas do Ibovespa
- Suzano ON (SUZB3): +12,18%
- Petz ON (PETZ3): +9,73%
- Pão de Açúcar ON (PCAR3): +8,05%
- Azul PN (AZUL4): +6,48%
- Marfrig ON (MRFG3): +6,38%
- Magazine Luiza ON (MGLU3): +6,36%
- Equatorial ON (EQTL3): +6,29%
- Cogna ON (COGN3): +6,21%
- CVC Brasil ON (CVCB3): +5,79%
- Minerva ON (BEEF3): +5,66%
Ações em queda: CMIG4, SBSP3 e mais
Quem caiu no Ibovespa hoje foi a Sabesp (SBSP3). A ação da empresa de saneamento paulista recuou no Ibovespa após a suposta desistência da Aegea.
A suposta desistência foi justificada pela inclusão de um mecanismo de poison pill no contrato de privatização da Sabesp, diz Nishimura. A cláusula protege acionistas minoritários de uma aquisição hostil de um acionista de referência, ou, no caso da Sabesp, de quem arrematar a tranche de 15%.
Assim, as ações da Sabesp recuaram quase 3%, junto às da Cemig (CMIG4).
Além disso, na ponta oposta das ações em alta, as ações da São Martinho recuaram cerca de 1%. A ação da WEG (WEGE3) recuou 0,63%, curiosamente um dia antes da data-base estabelecida pela companhia para distribuir dividendos em agosto.
Top 10 ações em queda no Ibovespa
- Cemig PN (CMIG4): -2,90%
- Sabesp ON (SBSP3): -2,81%
- São Martinho ON (SMTO3): -1,02%
- BTG Pactual UNIT (BPAC11): -0,77%
- WEG ON (WEGE3): -0,60%
- BB Seguridade ON (BBSE3): -0,52%
- Telefônica Brasil ON (VIVT3): -0,52%
- IRB Brasil Resseguradora ON (IRBR3): -0,49%
- CSN Mineração ON (CMIN3): -0,39%
- Itaúsa PN (ITSA4): -0,10%