Ações em alta: Braskem (BRKM5) dispara 15% e varejistas têm alta generalizada

Ibovespa sobe 1,25%: Braskem (BRKM5) e varejistas se destacam entre ações em alta; petroleiras perdem alta do índice

Os papéis preferenciais da Braskem (BRKM5) lideraram com folga o bloco de ações em alta no Ibovespa nesta quarta-feira (20).

No dia, marcado por uma alta generalizada do principal índice da bolsa de valores, as ações da petroquímica Braskem dispararam mais de 15%. Assim, continuando o bom desempenho após divulgar resultados trimestrais.

As varejistas, mais sensíveis aos juros, por exemplo, tiveram fortes ganhos, lideradas pelo Grupo Soma (SOMA3). Por outro lado, apenas seis ações caíram no Ibovespa.

O pior desempenho do dia ficou com a ação da Prio (PRIO3), com recuo de 3,78%, acompanhando a queda do preço do barril de petróleo no cenário internacional. Além disso, a PetroReconcavo (RECV3) obteve o segundo pior desempenho.

Confira, então, as principais ações em alta e em baixa no Ibovespa nesta quarta-feira.

Braskem (BRKM5), Petz (PETZ3) e mais ações em alta

O papel da Braskem (BRKM5) teve destaque positivo nesta terça-feira após a divulgação dos resultados da empresa ter agradado investidores. A petroquímica, assim, registrou um prejuízo líquido de mais de R$ 1,5 bilhão para o período, pressionada pelas provisões ao desastre ambiental provocado por minas de sal-gema em Maceió.

Além disso, os produtos comercializados pela Braskem atingiram o preço mínimo histórico em 2023. “O ano foi desafiador para a companhia”, disse a investidores Roberto Bichoff, CEO da Braskem.

A empresa sinalizou, em conferência, que está próxima de ter fluxo de caixa operacional positivo, considerando a joint venture com a mexicana Idesa. Mas que provisões ao desastre ambiental em Alagoas ainda devem pesar no caixa em 2024.

Analistas viram o resultado como positivo. Hoje, a empresa continuou em alta no Ibovespa.

Com os juros futuros recuando após a decisão do Fed, as varejistas registraram fortes ganhos no Ibovespa. O destaque entre as ações em alta para o setor foi Grupo Soma (SOMA3), que avançou 8%.

As ações Petz (PETZ3) também mantiveram a alta de terça feira e subiram 7,58% no Ibovespa hoje. O principal motivo seria uma possível fusão da empresa de Sergio Zimmerman com a Petlove, seguradora de animais de estimação.

Top 10 ações em alta no Ibovespa hoje

  1. Braskem PN (BRKM5): +15,35%
  2. Grupo Soma (SOMA3): +8,00%
  3. Petz ON (PETZ3): +7,58%
  4. Vamos ON (VAMO3): +7,24%
  5. Casas Bahia ON (BHIA3): +7,01%
  6. Arezzo ON (ARZZ3): +6,39%
  7. Pão de Açúcar ON (PCAR3): +5,30%
  8. MRV ON (MRVE3): +5,08%
  9. Lojas Renner ON (LREN3): +5,04%
  10. Alpargatas PN (ALPA4): +5,03%

Petroleiras perdem alta do Ibovespa

Na ponta oposta das ações em alta, duas petroleiras fecharam em baixa. No cenário internacional, o preço do petróleo recuou nesta quarta-feira (20). O contrato futuro do barril de óleo Brent para maio fechou em queda de 1,45%.

Assim, a pior ação do dia foi a da Prio (PRIO3). O papel caiu 3,72%, mas ainda acumula alta de 8,40% em março, puxado pela fuga de investidores da Petrobras.

Outro destaque negativo foi a PetroReconcavo (RECV3), cuja ação caiu -1,71% no Ibovespa.

As seis piores ações do Ibovespa hoje

  1. Prio ON (PRIO3): -3,72%
  2. PetroReconcavo ON (RECV3): -1,71%
  3. Suzano (SUZB3): -1,26%
  4. TIM ON (TIMS3): -0,71%
  5. Cielo ON (CIEL3): -0,38%
  6. São Martinho ON (SMTO3): -0,07%