Ações da Vale: veja vantagens e desvantagens de investir na mineradora agora

Resultados de 2024 decepcionam investidores; recuperação depende do aumento do preço no mercado global

Empresas citadas na reportagem:

Arrisca dizer qual foi o desempenho da ação da Vale (VALE3) em 2024? Será que a queridinha dos dividendos subiu ou caiu na bolsa? Quem responde é Hayson Silva, analista da Nova Futura Investimentos. Confira logo abaixo.

Qual foi o desempenho da ação da Vale (VALE3) em 2024?

Em primeiro lugar, quem apostou na valorização errou feio. “A ação da Vale (VALE3) teve movimento negativo em 2024”, afirma o analista. E não foi pouco negativo, viu? “Ela caiu 23,32%”, diz o especialista.

Como foram os balanços da empresa no ano?

De acordo com Hayson, os balanços refletiram um ano desafiador para a mineradora. Isso porque a companhia foi impactada principalmente pela queda nos preços do minério de ferro e pela desaceleração econômica global, especialmente na China.

“O ano foi marcado por um desempenho financeiro abaixo do esperado, mas com aspectos positivos, especialmente em termos de geração de caixa e distribuição de dividendos”, diz ele.

Quanto a VALE3 pagou em dividendos?

Para quem não se lembra, a Vale (VALE3) costuma distribuir dividendos duas vezes por ano aos acionistas. No ano passado, então, a empresa seguiu essa prática e realizou um pagamento em março e outro em setembro.

Em 19 de março, foram pagos R$ 2,73854837 por ação da Vale como dividendos. Em setembro, por sua vez, foram R$ 2,09379 por VALE3 como JCP.

Como deve ser o desempenho das ações da Vale em 2025?

Hayson acredita que o desempenho das ações da Vale (VALE3) em 2025 depende da recuperação dos preços do minério de ferro e da estabilidade da economia global, especialmente da China.

“Embora a mineradora mantenha um alto potencial de dividendos e uma boa geração de caixa, os riscos associados à volatilidade do setor e à dependência da demanda chinesa ainda são preocupações”, pondera.

Além disso, a Inteligência Financeira publicou um texto recentemente informando que “a perspectiva é que os dividendos extraordinários da Vale (VALE3) ao longo dos próximos anos sejam um pouco mais baixos”. Para ler a matéria completa, basta acessar este link.

É hora de comprar VALE3?

“Para investidores que buscam rendimento de dividendos e acreditam na recuperação do mercado de commodities, a ação da Vale (VALE3) pode ser uma boa oportunidade”, diz o analista. Para quem tem perfil conservador, porém, a leitura é outra. Pode ser o caso de esperar mais clareza no cenário macroeconômico.

Qual é o principal risco da ação da Vale (VALE3)?

De acordo com Hayson, o principal risco da VALE3 está relacionado à dependência da demanda global por minério de ferro, especialmente da China.

“A desaceleração econômica chinesa pode impactar negativamente as receitas e lucros da Vale”, diz ele. Isso porque essa desaceleração afeta diretamente a demanda por aço e, por consequência, o preço do minério.

Além disso, ele ressalta que a volatilidade dos preços das commodities e os desafios regulatórios e ambientais também são riscos significativos porque podem impactar o desempenho das ações da mineradora.

Leia a seguir

Leia a seguir