Melhores do dia: Alpargatas (ALPA4) lidera lista e Braskem (BRKM5) acelera recuperação

Veja as ações em alta que lideraram o Ibovespa nesta segunda-feira (18); confira também as ações em baixa que tiveram as piores quedas

A Alpargatas (ALPA4), dona da Havaianas, liderou a lista de ações em alta na bolsa entre as que compõem o Ibovespa nesta segunda-feira (18).

As ações da empresa subiram depois do anúncio de que o até então CEO da Mondelez no Brasil, Liel Miranda, assumirá o comando da empresa. Assim, o executivo substitui Luiz Fernando Edmond, que esteve interinamente na liderança da companhia.

Veja como está a cotação do índice IBOV agora:

Braskem em recuperação

Ao mesmo tempo, a Braskem voltou a escalar na bolsa de valores, dando sequência aos ganhos da última sexta-feira, quando também foi destaque na lista de melhores ações do dia. Anteriormente, na semana passada, a Justiça havia recusado pedido do governo de Alagoas para anular acordo entre a companhia e a prefeitura de Maceió.

Ainda assim, há riscos para a empresa, segundo a Fitch, que rebaixou a classificação da Braskem por ver a possibilidade de a empresa não honrar compromissos.

Por outro lado, o receio não está relacionado ao caso em Maceió, e, sim, ao fluxo de caixa da Braskem, que ficará negativo por mais tempo que o esperado, enquanto a empresa permanecer exposta à desaceleração no setor petroquímico, segundo a agência.

Veja as ações que mais subiram na bolsa hoje entre as que compõem o Ibovespa

Ações em baixa

Por outro lado, na ponta inferir do Ibovespa, destaque para a Rumo (RAIL3), empresa de logística que liderou as perdas na sessão, seguida pela Klabin (KLBN11), de papel e celulose. Da mesma maneira, Embraer (EMBR3), Engie (EGIE3) e Petz (PETZ3) tiveram perdas relevantes e fecham a lista de cinco piores ações do Ibovespa no dia.

Os rankings contemplam ações apenas do Ibovespa. As cotações foram apuradas às 18h07 e podem ter atualizações.