Quatro dicas para ter uma renda extra no fim do mês

Como ter um dinheiro a mais no fim do mês para investir ou realizar aquele sonho? Saiba como ter uma renda extra!

Na Listas IF, damos quatro dicas para quem quer ter uma renda extra, seja para investir ou realizar aquele sonho. Quem sabe não é esse empurrãozinho que você está precisando para juntar dinheiro e começar a investir? Tem ativos que exigem R$ 30 reais de capital inicial, como o Tesouro Direto. Que tal?

Nossa primeira dica é: tenha prazos e objetivos. Uma data limite é importante para se estimular e não enrolar. E ter um objetivo é importante ajuda a ficar mais concreto. É preciso saber responder: “Eu quero esse dinheiro extra para quê?”

Quantas vezes você já pensou em começar algo, mas ficou tanto tempo preso na ideia que não agiu de fato? Acontece, né? Por isso, se quiser uma renda extra, pense nesse prazo. Escreva a data em um papel e cole em algum lugar para servir de lembrete. E, claro, crie seu cronograma para cumprir a meta.

A segunda dica é pensar qual tarefa te anima e quanto tempo você está disposto a dedicar. O dinheiro não cai do céu, você precisa investir tempo. Estipule quantas horas você pode disponibilizar. Com o tempo determinado, crie uma lista com as opções: o que você gosta de fazer? O que você pode vender? O começo não é fácil, mas você precisa ter paciência e força de vontade se quiser prosseguir.

O que fazer para ter renda extra?

Alguns exemplos para inspirar: você é do financeiro? Será que consegue cobrar para fazer o imposto de renda? Trabalha no RH? Será que rola oferecer serviços de como deixar o currículo mais atraente? Do TI? E que tal formatar o computador de potenciais clientes? Até hobby tem potencial: quem gosta de cozinhar pode vender seus pratos, quem toca em banda pode dar aulas. Um conhecido da nossa apresentadora, Maju Marques, começou a fazer bonequinhos vinílicos por prazer nas horas vagas e acabou largando o emprego no banco tamanho o sucesso que fez.

Ache o que te faria completar mais uma jornada de trabalho sem te enlouquecer e calcule seus horários, assim você se planeja e mede o tamanho do desafio.

Um conselho valioso para se manter motivado é não cravar metas ousadas logo de cara. É claro que ganhar R$ 50 mil por mês seria bom, mas começar com um objetivo tão alta pode gerar frustração. Pense em metas reais. E comemore as pequenas vitórias. O primeiro dinheiro que cair na conta, o primeiro mês seguindo o cronograma, cada detalhe pode ser celebrado.

Quer mais dicas de como ter uma renda extra? Veja nosso vídeo e aprenda!

Leia a seguir

Leia a seguir