Os consecutivos aumentos na taxa de juros e a guinada da inflação não impediram o crescimento do consumo com o fim do isolamento social. O relatório de Análise do Comportamento de Consumo, elaborado pelo Itaú Unibanco, toma como base os gastos nos cartões Itaú ao longo do primeiro trimestre de 2022. Segundo a análise, o valor movimentado em locais físicos subiu 26,3% em relação ao primeiro trimestre de 2021, mas também com crescimentos acentuados em relação a 2020 e 2019 – 30,8% e 42,9%, respectivamente.
Apesar de a vida estar aos poucos voltando ao normal, os mais jovens ainda lideram as compras virtuais. Para Paula Cardoso, CEO da Rede, o que falta para os babyboomers nascidos entre 1945 e 1964 alcançarem os jovens no quesito compras virtuais, é a maior familiaridade com as plataformas. “É uma geração de latecomers: eles não nasceram com essas ferramentas, mas acredito que haverá grande participação deles neste mercado conforme o tempo for passando”, afirma Paula.
Profissionais autônomos e atacadistas se destacaram em relação ao período pré-isolamento de 2019 e início de 2020. Os autônomos tiveram aumento no volume de compras de 76,6% em relação ao primeiro trimestre de 2020, enquanto que os atacadistas tiveram um aumento de 42,8% comparado ao mesmo período.
Pagamentos com Pix cresceram 260%
Na volta ao mundo sem tantas limitações sociais, os pagamentos feitos com Pix cresceram mais de 260% no começo deste ano em relação ao primeiro trimestre de 2021. Assim, o Pix já representa 11% do valor das transações com cartões Itaú, contra 27% de pagamentos feitos com débito e 62% com crédito. Além disso, a comodidade do pagamento por aproximação foi muito bem absorvida e segue crescendo. O acúmulo de crescimento foi de mais de 375% em relação ao primeiro trimestre de 2021. Os estabelecimentos que mais receberam pagamentos por aproximação foram do setor de turismo e eventos, drogarias e educação.
Com a pandemia, as academias foram para o limbo. Proibidas de funcionar, muitos alunos abandonaram as aulas por tempo indeterminado. Depois disso, veio a glória. A retomada desse tipo de atividade fora de casa garantiu um aumento de 29% em relação a 2019, de acordo com o levantamento do Itaú. Neste ano, o crescimento dos gastos em cartão é da ordem de 20% em relação a 2020 e – pasmem – de 76% comparada a 2021.