‘Inteligência financeira é ter apetite por conhecimento, saber se planejar e criar um plano baseado em suas necessidades’, diz Marcelo Tangioni, CEO da Mastercard

Confira o que o executivo contou para a gente sobre o que é ter inteligência financeira.

Se informar e estudar sobre finanças pessoais é algo muito importante. Afinal de contas, isso faz com que a gente tenha um olhar diferente para o nosso dinheiro e pode ser um dos primeiros passos para chegar a ter inteligência financeira. Desse modo, o que será que é ter inteligência financeira para Marcelo Tangioni, CEO da Mastercard?

“Inteligência financeira é ter apetite por conhecimento, saber se planejar e criar um plano baseado em suas necessidades. Ninguém precisa ser um grande especialista em finanças, mas entender o básico, o que está acontecendo ou não no ambiente econômico, quais são as opções que o mercado oferece, a situação da economia do país etc. Acho que isso é um primeiro passo bastante importante”, afirma o executivo em entrevista para o Visão de Líder – Novas Lideranças.

Para o CEO da Mastercard, planejamento é fundamental

Ao longo do bate papo exclusivo, Tangioni comentou que saber planejar o que fazer com o seu dinheiro é algo primordial dentro do que é ter inteligência financeira.

“Afinal de contas, uma coisa que eu aprendi nessa experiência que tive trabalhando em banco, antes de trabalhar na Mastercard é sempre ajudar a pessoa a primeiro entender a situação pessoal, familiar e a estabelecer goals (metas) realistas”, conta.

Dessa forma, de acordo com o CEO da Mastercard, ao ter essas metas estabelecidas, é possível criar um plano de investimentos baseado nas suas necessidades.

“Então, você tem que levar em consideração o seu perfil de risco. Afinal de contas, uma pessoa que tem filhos pequenos, por exemplo, ela terá, de repente, uma decisão de investimento completamente diferente do que uma pessoa como eu, que já estou com filhos indo pra universidade. Então, são momentos de vida bastante diferentes que você tem que levar em consideração”, analisa o executivo.

Tenha disciplina

E para finalizar, o CEO da Mastercard, diz que ter disciplina também é outro fator importante na hora de buscar inteligência financeira. “Porque não basta você conhecer e se planejar se você não executar com disciplina”, analisa.

Por outro lado, Marcelo Tangioni sabe que, provavelmente, será necessário realizar alguns ajustes nas finanças ao longo do tempo. Afinal, “a vida sempre traz surpresas para gente”, fala.

“Então, eventualmente, ao longo do plano, você vai ter que fazer um ajuste aqui e outro ali. Mas é importante você estar sempre revisando seus goals, olhando o seu fluxo de caixa, acompanhando se aquilo que que está acontecendo foi de fato aquilo que você planejou e se reprogramar, se for necessário”, conclui.

Confira a entrevista de Marcelo Tangioni

Para saber tudo o que o executivo falou para nós da Inteligência Financeira é só dar o play no vídeo, que começa do momento em que foi questionado a ele sobre finanças pessoais. Mas, par conferir a entrevista completa, é só puxar o vídeo para o início.