4 passos para começar a investir em 2024 

Saiba como começar o ano novo com o pé direito nos investimentos

Já parou para pensar em suas resoluções de ano novo? Pois começar a investir pode ser uma delas. E pode ser mais simples do que parece.

“Investimento é normalmente associado à construção de riqueza, o que não é democrático, afastando as pessoas de uma boa saúde financeira. Isso se dá principalmente pelo fato de boa parte da população não ter acesso à educação financeira”, ressalta Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black. 

Assim, dentro dessa dimensão, o investimento, na visão da especialista, se relaciona com o conforto financeiro, realização de sonhos e saúde mental.

“Afinal de contas, quando a nossa vida financeira está em apuros, automaticamente nossa capacidade de concentração, inteligência emocional, sono, entre outros, são diretamente afetados”, explica.  

Como começar a investir?

1. Desmistifique o conceito 

Fernanda destaca a mudança de mentalidade como o primeiro passo para começar a investir em 2024. “Significa desmistificar a associação de investimento à grandes valores. Assim, é possível construir uma carteira realista, baseada em objetivos de curto, médio e longo prazo”, explica. Neste artigo você pode entender como escolher o melhor investimento para o seu objetivo.  

2. Comece pela reserva de emergência 

Não dá para começar a investir em ativos de risco sem antes montar uma reserva de emergência (ou de oportunidade).

“Esse é um valor usado para suporte emergencial, como o nome já diz. Muitas vezes a construção de longo prazo com investimentos é impedida exatamente por conta de ocasiões urgentes”, ressalta Fernanda. Aqui, te ensinamos como começar essa reserva

O ideal é calcular a reserva com base no valor do seu salário atual ou pró-labore, para empreendedores. “O equivalente a seis meses é suficiente. Mas volto a dizer, o passo importante é começar. Separar por metas, por exemplo, a juntar o equivalente à três meses e depois mais três, também gera gatilhos mentais”, explica a especialista. 

3. Entenda seu perfil de investidor 

Outro passo importante para começar a investir em 2024 é entender qual o seu perfil de investidor. Basicamente existem três deles: conservador, moderado e arrojado. “Isso é fundamental para a sua programação de médio e longo prazo”, explica Fernanda.

Assim, para saber em qual perfil você se encaixa, a CVM, que é a Comissão de Valores Mobiliários, determina que instituições apliquem um formulário chamado Análise de Perfil do Investidor. Por aqui falamos mais sobre como descobrir o seu perfil

4. Olhe sua vida financeira sem medo 

Começar a investir em 2024 significa olhar para as finanças sem medo. Por isso, Fernanda destaca: se há dívidas, a primeira coisa a se pensar é como negociá-las.

“Hoje o Desenrola, programa do Governo Federal, é uma boa opção para ajudar no processo de renegociação. E só depois, iniciar o processo de investimento. Fazendo um paralelo, não é possível um peixe viver bem em um aquário sujo, o mesmo acontece com as suas finanças”.