Receita libera hoje programa para declaração do Imposto de Renda 2024; entrega só será possível a partir do dia 15

E saiba como fazer o download da declaração

A Receita Federal antecipou a liberação do programa do Imposto de Renda 2024 para esta terça-feira (12). Em princípio, o download só poderia ser realizado a partir da sexta-feira (15), data do início do prazo de entrega das declarações. Assim, para fazer o download do programa, clique aqui

Os contribuintes com conta gov.br níveis ouro e prata já podem optar pela declaração pré-preenchida. Além de facilitar a vida do contribuinte por trazer várias informações, este tipo de declaração diminui de cair na malha fina. Veja como fazer a conta gov.br nível prata ou ouro para ter acesso à declaração pré-preenchida.

Contribuinte só pode enviar declaração a partir do dia 15

Entretanto, quem baixar o programa agora deve ficar atento à transmissão da declaração, que só será possível a partir da sexta-feira (15). Além disso, o prazo de entrega sem multa continua o mesmo, no dia 31 de maio, às 23h59.

De acordo com o supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca, a antecipação do acesso ao programa confere ao contribuinte a possibilidade de verificar as informações necessárias e, se for o caso, levantar documentações que estejam faltando.

Para este ano, a Receita divulgou várias mudanças nas condições que obrigam a declarar. Além disso, também houve mudanças nas fichas das declarações. Confira aqui as novas regras do IR 2024.

Quais são os documentos necessários para fazer a declaração?

Em síntese, os documentos gerais são os seguintes:

  • Última declaração do Imposto de Renda e o recibo de entrega;
  • Documentos pessoais do titular da declaração: CPF e comprovante de endereço;
  • CPF de cada dependente ou alimentando (pessoa a quem o contribuinte paga pensão alimentícia);
  • Conta bancária para restituição ou pagamento de imposto.

Por fim, além deles, há uma série de documentos necessários, dependendo do que o contribuinte precisa declarar. Clique aqui para ver uma lista completa.

Calendário de restituição

A Receita vai pagar cinco lotes de restituição este ano. O primeiro será pago no mesmo dia em que se encerra o prazo de entrega (31 de maio). Dessa forma, o calendário de restituição fica assim:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 28 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 30 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

E se você quer ficar por dentro de todas as notícias sobre o Imposto de Renda 2024, é só acessar a nossa página exclusiva dedicada ao assunto, onde o contribuinte poderá tirar dúvidas sobre como declarar, com tutoriais completos.

Veja mais dicas da Inteligência Financeira sobre o Imposto de Renda:


Ainda tem dúvidas sobre como declarar o Imposto de Renda 2024? Mande sua pergunta e tenha a chance de ver a resposta publicada na Inteligência Financeira ou respondida no quadro “O que é que eu faço, Sophia?” no nosso Youtube. Fale conosco por aqui.