- Home
- Finanças
- Imposto de Renda
- Receita deve liberar consulta a novo lote residual de restituição do Imposto de Renda 2024 nesta sexta (22); veja se vai receber
Receita deve liberar consulta a novo lote residual de restituição do Imposto de Renda 2024 nesta sexta (22); veja se vai receber
Empresas citadas na reportagem:
A Receita Federal libera, até esta sexta-feira (22), a consulta a um novo lote residual de restituição do Imposto de Renda 2024. Já o pagamento deve cair na conta informada pelo contribuinte na declaração no próximo dia 29.
O novo lote deve incluir contribuintes prioritários e não prioritários que entregaram a declaração com atraso ou que caíram na malha fina, além restituições residuais de exercícios anteriores.
Só neste ano, aliás, 1.474.527 declarações ficaram presas na malha fina. Veja os principais motivos.
A consulta para saber se está neste lote de restituição do Imposto de Renda pode ser feita aqui: “Consultar a Restituição“
Quem tem prioridade para receber a restituição?
Pela lei, recebem primeiro a restituição os seguintes contribuintes, nessa ordem:
- idosos acima de 80 anos;
- contribuintes entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração Pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX;
- neste ano, excepcionalmente, a restituição também está sendo paga com prioridade para moradores do Rio Grande do Sul, em razão da calamidade provocada pelas enchentes no Estado;
- Já as demais restituições são destinadas a contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição?
Para checar a consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda, o contribuinte deve acessar este link: “Consultar a Restituição“. Para isso é preciso informar o CPF, a data de nascimento e escolher o exercício (que é o ano da declaração para a qual deseja saber se houve restituição). Depois, clique no captcha para provar que não é um robô.
Pagamento da restituição
O pagamento da restituição cai na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX .
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, devido a uma conta informada desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Caso isso aconteça, é possível reagendar o crédito pelo Portal BB. Mas, além disso, pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Mas se o contribuinte não resgatar a restituição dentro de um ano, terá de fazer o requerimento pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Entenda por que a declaração cai na malha fina
A declaração cai na malha fina quando ocorre um problema durante o cruzamento de informações recebidas pelos computadores da Receita Federal. Por exemplo: se o contribuinte declarar uma coisa e a fonte pagadora, seja ela a empresa, o plano de saúde, a imobiliária, etc, declarar outra.
Como as informações não batem, o computador, portanto, paralisa o processamento até que se corrija a informação. Para sair da malha fina, é preciso entregar uma declaração retificadora.
O que mais você deve saber sobre o Imposto de Renda
- Veja como saber se a declaração está na malha fina
- Saiba fazer uma declaração retificadora passo a passo
Leia a seguir