Quem aluga apartamento no Airbnb precisa pagar Imposto de Renda? Entenda o que diz a lei

'Anfitriões' que colocam casas e apartamentos para alugar na plataforma precisam declarar IR como qualquer aluguel, afirma especialista

Colocar casas e apartamentos para alugar por poucos períodos em plataformas como Airbnb e Booking se tornou uma prática de muitas pessoas em busca de uma renda extra. O que muitos não sabem, no entanto, é que essa renda extra é tributável e o locatário deve declará-la no Imposto de Renda 2025.

“Os valores recebidos por meio dessas plataformas são considerados rendimentos tributáveis e devem sim ser informados à Receita Federal. Não declarar pode levar a multas, juros e até a processos administrativos”, alerta a advogada Giovanna Naya, sócia do grupo Primo e do escritório MN Advogados.

Naya afirma que há a expectativa de que a Receita endureça a fiscalização sobre a renda de aluguéis em plataformas como o Airbnb. De acordo com a especialista, isso ocorre muito por pressão do setor hoteleiro, cioso da concorrência.

Até o momento não se anunciou nenhuma medida concreta mirando essa não declaração, mas a advogada recomenda atenção. Isso uma vez que o consumidor pode sofrer consequências da sonegação.

A especialista em planejamento tributário orienta que o proprietário reúna também as despesas com manutenção e as taxas administrativas das plataformas, para que isso ajude a compensar na hora do cálculo do IRPF.

Como reduzir a cobrança de imposto de renda com aluguéis?

A primeira dica é cumprir as obrigações legais e evitar multas e outras penalidades. A segunda é cogitar a criação de uma holding imobiliária, que pode ser uma boa saída para quem investe em diversos imóveis.

“A criação de uma holding imobiliária permite ao proprietário concentrar a gestão de seus imóveis em uma pessoa jurídica, o que pode reduzir a carga tributária. Dependendo do volume de receita, essa estrutura pode economizar mais de 50% nos valores de impostos devidos. Além disso, ela consegue simplificar o processo sucessório e proteger o patrimônio de possíveis riscos legais ou financeiros”, diz Giovanna Naya.

Outra opção para quem quer pagar menos imposto é mais adequada a quem ainda não tem um imóvel para alugar. É a opção de investir em fundos imobiliários, os FIIs. “Por meio dos FIIs, é possível obter rendimentos com isenção de imposto de renda em muitos casos. Isso desde que respeitadas as regras específicas. Essa modalidade também oferece benefícios como diversificação de ativos e menor burocracia”, afirma.

Leia a seguir

Leia a seguir