Trago seu amor de volta em três dias

Falsas promessas, como trago seu amor de volta, fazem sucesso entre investidores que assumem riscos excessivos

Era um daqueles dias normais de trânsito pesado em São Paulo. A lentidão com que o Uber avançava me permitia ver uma sequência de postes com um cartaz afixado na altura dos olhos que dizia: trago seu amor de volta em três dias. Porém, pela quantidade dessas propagandas não tive dúvidas, trata-se de um grande mercado.

Perguntei então ao motorista: e se o meu amor for o mesmo que o seu e nós dois contratarmos o serviço, a quem ele atenderá?

No entanto, o motorista primeiro me olhou incrédulo, pensou um pouco e soltou: seria melhor se ele prometesse trazer um novo amor. Concordei, mas será que teria tanto sucesso? Afinal a demanda é para trazer o amor de volta, aquele mesmo amor que partiu.

Lucro com falsas promessas

Fosse esta uma coluna sentimental, certamente entraríamos em reflexões sobre os tortuosos caminhos da paixão. No entanto, como estamos falando de investimentos, comparo esta promessa a da conquista de riqueza rápida.

Nos dois casos, a única certeza que temos é de que o desavisado que embarcar numa ou noutra aventura está correndo um sério risco de perder tempo e dinheiro.

Investir exige um pouco de dinheiro e muita informação de boa qualidade. Só assim você alinha o risco à expectativa de retorno. Esta análise é importantíssima para deixar investidores longe de prejuízos para os quais não tinha proteção.

Não se iluda. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o xerife do mercado de capitais, diz em seus alertas contra fraudes que o primeiro sinal de que você está prestes a cair numa armadilha financeira é a promessa do ganho fácil e rápido. Veja aqui um cardápio da CVM de publicações de educação financeira.

Informação é a melhor proteção para golpes de dinheiro rápido

A proliferação de ofertas de dinheiro rápido e fácil, assim como o amor de volta em três dias, por mais inacreditável que pareça, seduz muitos, não subestime o poder de persuasão dos vendedores. A quantidade de pessoas que caem nessa conversa mostra que a sede de respostas fáceis cria um grande mercado para aproveitadores.

Você provavelmente não ficará rico com essas ofertas sedutoras e corre o risco de se envolver em golpes de lavagem de dinheiro. Mas o fornecedor está lucrando uma boa grana e o mercado cresce.

Sua melhor proteção é estar sempre atento às informações e, principalmente, as fontes. É o melhor hedge, como se diz no jargão do mercado.