Como nasceu o décimo terceiro, a alegria do trabalhador?

O salário extra completou 60 anos em 2022 e faz o fim de ano ficar muito melhor

Todo fim de ano, as pessoas que têm carteira assinada têm uma felicidade tremenda: recebem o décimo terceiro salário. Décimo terceiro, para os íntimos.

Essa maravilha completou 60 anos em 2022, sabia? Pois é, pessoal! Ele foi criado por uma lei em 13 de julho de 1962. O presidente era o João Goulart.

Antes disso, as empresas privadas costumavam dar uma remuneração extra do fim do ano, chamada de gratificação de Natal. Essa lei tornou o décimo terceiro obrigatório.

Os empresários não gostaram do décimo terceiro

E olha, essa lei criou uma confusão danada. Os empresários não gostaram nada da novidade. Eles disseram que o salário extra daria prejuízo para eles. E isso levaria à extinção de empregos!

Os sindicatos dos trabalhadores, claro, queriam que a lei fosse aprovada e fizeram até uma greve geral de dois dias.

No fim, claro, a gente já sabe quem ganhou a parada porque o décimo terceiro existe até hoje. E ele ajuda a movimentar a economia, viu? Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, essa grana adicional gerou R$ 232 bilhões de reais na economia brasileira em 2021.

E nem todo mundo saiu gastando a grana, viu? Um terço dos brasileiros poupou uma parte desse dinheirinho extra.

Esse é um bom conselho, aliás: sempre separar uma parte do décimo terceiro para investir. Afinal, a gente nunca sabe o dia de amanhã.