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A força está com você: identificar uma fraude pode ser algo simples, feito pelo próprio consumidor
Fim de ano é hora de relaxar. Muita gente tira férias, outros se desligam da rotina. Sem muita preocupação, então, você vai às compras. Com preguiça de enfrentar o comércio de rua ou shoppings abarrotados, você decide fazer suas compras online: do pernil às viagens com a família. E é aí onde mora o perigo. Sem prestar muita atenção, você pode cair em algum golpe. Mas calma, que para muita coisa nessa vida há uma solução. Até mesmo para enfrentar os criminosos virtuais. Bom, pelo menos é o que garantem os técnicos da Mangopay, empresa que desenvolveu um software que analisa o comportamento dos usuários. A partir disso, a companhia, então, emite alertas de fraudes para lojas online.
Assim, Thiago Bertacchini, chefe de vendas da Mangopay, listou 4 golpes que mais acontecem nesta época do ano – e o que você deve fazer para, pelo menos, evitar ser vítima deles.
O golpe dos pacotes de viagens
Muitos criminosos aproveitam a alta demanda por viagens e criam falsas ofertas de pacotes promocionais atrativos, geralmente expostos em sites fraudulentos ou enviados por e-mail e redes sociais. As agências de viagem têm ferramentas de monitoramento baseadas em Inteligência Artificial para detectar e bloquear sites falsos que imitam sua identidade visual, prevenindo danos à reputação e protegendo seus clientes.
Além disso, é importante restringir transações a plataformas de pagamento seguras e confiáveis. Então, é essencial verificar a reputação da empresa e o endereço do site (a URL). E, sempre que suspeitar de algo estranho, evite clicar em links ou anexos.
Biometria: golpes com reconhecimento facial
Os golpes relacionados à biometria, como os envolvendo fraudes no reconhecimento facial, impressões digitais ou outras formas de autenticação biométrica, são preocupações constantes, tanto para vítimas quanto para empresas.
Para as empresas, os técnicos da Mangopay indicam medidas como autenticação multifatorial (MFA), armazenamento de dados de forma segura, monitoramento e auditoria constante.
Para os consumidores, fique atento se a loja usa criptografia de ponta-a-ponta e se tem políticas rigorosas de privacidade. Ambos itens criam um ambiente mais seguro para todos que lidam com dados biométricos.
Presentes e brindes também podem ser ação de golpistas
No período de festas, muitos consumidores “recebem” recomendação de brindes e presentes de alguma marca. Afinal, quem não gosta de um mimo? Mas essas promoções podem ser ações de golpistas. O técnicos da Mangopay avisam que golpistas solicitam informações privadas que comprometem a segurança do cliente.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é aconselhável checar se a promoção está detalhada nos canais oficiais da empresa, não fornecer dados pessoais sensíveis e, caso haja dúvidas sobre a veracidade da oferta, entrar em contato diretamente com a marca para confirmar as informações.
Já as empresas podem adotar vários tipos de verificações, que são mecanismos de segurança que atestam a autenticidade dos e-mails. Esses sistemas usam uma apuração de servidor, conteúdo do e-mail, criptografia de comunicação entre servidores, e ainda ajudam a evitar que promoções e brindes sejam falsificados.
Múltiplas identidades
Sem interação física, o servidor apenas vê as solicitações e deve decidir se as aprova ou nega, o que pode ser manipulado por meio de conluio. Este comportamento fraudulento faz com que os golpistas recebam múltiplas recompensas ou benefícios, que podem ser monetizados. Pontos, cupons e créditos que podem ser vendidos em mercados especializados. Neste caso, sua “arma” é a desconfiança. E, obviamente, negociar suas milhas em um ambiente seguro, que você já conheça ou tenha boas referências.
Assim, Bertacchini destaca que, embora os consumidores online necessitem estar alertas, os comerciantes precisam olhar com atenção para medidas ágeis e eficazes contra os golpes virtuais. “Durante períodos de alto tráfego, os golpistas intensificam seus esforços para se adaptarem ao aumento do volume de clientes”, afirma.
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