Sua compra no supermercado está mais cara? Então, veja dicas simples que vão te ajudar a gastar menos
Como economizar no mercado? Será que existe uma mágica para gastar menos na hora de fazer as compras, ainda com inflação em alta? Para entender, consultamos três feras no assunto – as planejadoras financeiras Eliane Habib Tiburski e Letícia Camargo e o economista e professor da Faculdade do Comércio, Rodrigo Simões.
Como economizar no mercado
Confira as principais dicas dos especialistas para gastar menos nas compras do supermercado.
1. Faça uma lista do que de fato você precisa
De acordo com os especialistas, o primeiro passo para economizar no mercado é fazer a lição de casa. Ou seja, fazer a boa e velha listinha de compras antes de sair de casa. “Só vá ao mercado com a lista dos itens que você precisa comprar”, recomenda Eliane. Sim, é uma chatice a mais. Mas isso te ajudar a por limite nos seus gatos.
2. Mantenha o foco
E não é só fazer a lista e deixar no bolso ou na bolsa, viu? Parece bobagem, mas muita gente faz isso: perde um tempo danado fazendo a lista de compras e depois deixa ela no fundo da bolsa. É preciso se focar no que está ali durante a visita ao supermercado e não fazer exceções.
3. Compare preços e quantidades
A planejadora Letícia Camargo chama a atenção para a estratégia de verificar se embalagens maiores têm alguma vantagem em relação às embalagens menores. “É preciso fazer o cálculo do preço por 1 quantidade, 1 quilo ou 1 litro”, diz ela. Portanto, não tenha preguiça de fazer cálculos.
4. Procure marcas alternativas
Não se manter fiel às principais marcas do mercado também pode gerar alguma economia nas compras. Por isso, vale a pena experimentar. “Em alguns casos os produtos de marca própria também possuem preços mais em conta”, alerta Letícia. Quer um exemplo? Itens de limpeza em geral, como sabão em pó, cera para piso e detergente. A marca cara e a barata têm a mesma função e a exercem muito bem. Então, não carece pagar a mais.
5. Faça compras no atacado
O economista Rodrigo Simões acredita que muitas compras vantajosas possam ser feitas nos chamados “atacarejos”, que oferecem descontos maiores para compras em grande quantidade.
Letícia concorda e destaca que essa estratégia pode fazer muito sentido para materiais de limpeza, por exemplo. Outra dica para comprar em grande quantidade é unir as listas de duas ou três famílias para fazer compras conjuntas no atacado.
6. Baixe os aplicativos dos supermercados
Sim, sim, vale a pena baixar os aplicativos de dois ou três supermercados que você costuma frequentar para acompanhar os preços e comparar as promoções antes de ir às compras.
7. Considere a qualidade e a durabilidade das frutas e verduras
Quando pensamos em frutas e hortaliças, Letícia ressalta que é preciso considerar qualidade e durabilidade dos produtos, além do preço.
Isso porque ainda que você consiga um preço baixo, se tiver de descartar parte da salada ou da fruta, por exemplo, o que aparentemente está mais barato pode acabar saindo mais caro.
8. Leve em conta o consumo da família
Outra dica é considerar o consumo da família para não comprar em excesso e acabar desperdiçando. Quantas vezes você jogou banana e alface no lixo com dor no coração?
9. Faça compras para o mês ou até mais
De acordo com Rodrigo, economizar no mercado também pode ser feito fazendo compras para 30 dias ou até mais. Especialmente nos “atacarejos”, você pode conseguir preços melhores comprando em maior quantidade. “É comum encontrar promoções de sabonete ou papel higiênico, por exemplo, para quem compra em grande quantidade”, diz ele.
Além disso, indo menos vezes ao supermercado você acaba abrindo menos exceções à lista de compras. Resultado: compra menos itens não essenciais, o que também gera economia.
Mas tem um porém aqui. Essa dica vale se você tiver como armazenar tudo isso em casa e como pagar à vista, ok? O especialista não recomenda parcelar compras de mercado no cartão.
10. Evite o desperdício em casa
De acordo com Letícia , ao guardar os produtos na despensa, você deve colocar os mais antigos na frente e os mais recentes na parte do fundo da prateleira. Isso evita que eles fiquem esquecidos e acabem vencendo. Até mesmo os supermercado fazem isso, pode reparar.
11. Não compre por impulso
Lembre-se de que compras planejadas são mais indicadas para evitar os impulsos. “Quanto mais vezes vamos ao supermercado, costumamos gastar mais, pois vemos algo que não estava na lista e acabamos caindo na tentação”, diz a especialista. E, portanto, voltamos ao item 1: faça uma lista de compras e seja fiel a ela.
12. Está com fome? Fique longe do supermercado!
“Evitar ir às compras com fome também é uma boa dica para quem quer economizar no mercado”, diz Letícia. Ela diz isso porque, quando estamos com fome, acabamos comprando mais. Não tem jeito.
13. Se possível, deixe as crianças em casa
A especialista destaca que levar as crianças ao mercado também pode ser um desafio porque muitas vezes elas querem os produtos de determinada marca, com seus desenhos favoritos, por exemplo. Muitas vezes esses produtos são os mais caros.
14. Varie o cardápio
Variar o cardápio também pode ajudar a economizar no mercado de forma geral, sabia? “Você pode alternar o tipo de proteína e incluir mais hortaliças e hortifrutis nas refeições, por exemplo”, diz o economista Rodrigo Simões. “Em geral, elas custam menos do que proteína animal”, afirma.
Qual é o melhor dia para fazer compras e economizar no mercado?
Não existe o melhor dia para economizar no mercado. O que os especialistas recomendam, no entanto, que você verifique as promoções para entender qual faz mais sentido para sua família.
“Normalmente o dia que tem promoção das carnes costuma ser o mais indicado, já que esse item costuma pesar bastante no orçamento”, destaca a planejadora Letícia Camargo.
Leia a seguir