Você já comprou algum produto usando cashback (ou “dinheiro de volta”, sistema em que a empresa te devolve uma parte do dinheiro gasto em uma compra) ou cupom de desconto? Muita gente já. Tanto que este mercado gerou mais de R$ 10 bilhões em vendas para o e-commerce em 2021. Na outra ponta, os consumidores economizaram R$ 80 milhões em compras on-line. O levantamento foi feito pelo Cuponomia, portal que reúne lojas com promoções e benefícios de cashback . Somente o Cuponomia foi responsável por gerar R$ 1,3 bilhão em vendas no ano passado.
Em 2020, os cupons de desconto e cashback contribuíram com cerca de R$ 6 bilhões em transações no e-commerce brasileiro. Portanto, houve uma alta de 66,7% na comparação anual. As economias dos compradores com utilização de cupons e cashbacks somaram R$ 50 milhões em 2020, o que mostra uma alta de 60% na comparação anual. Já a contribuição do Cuponomia no ano anterior foi de R$ 1 bilhão para o e-commerce brasileiro, o que mostrou uma alta de 30% da participação da empresa no segmento.
A forma dos cupons e sistemas de cashback monetizarem as empresas (ou seja, renderem dinheiro para elas) se dá pelo volume de vendas gerados. Ao ter um cupom de desconto ou um benefício de cashback divulgado em plataformas como a Cuponomia ou Méliuz, que é um dos principais sites de cashback do país, a exposição das lojas aumenta.
“O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos e há uma crescente busca por vantagens na hora de realizar uma compra. O crescimento exponencial do mercado de cashback, quase duas vezes maior em comparação com os resultados de 2020, reflete muito isso”, afirma Ivan Zeredo, Diretor de Marketing do Cuponomia.
Entre as categorias com maior volume de vendas com cupons de desconto e cashback estão: celulares, eletrodomésticos, informática e cosméticos.