Viagens, shows e compras estão nos planos dos brasileiros para este ano

Segundo pesquisa, 44% dos entrevistados querem de viajar nos próximos seis meses; a média no mundo é de 31%
Pontos-chave:
  • Para realizar os sonhos, consumidores entre 25 e 53 anos estão dispostos a gastar mais
  • 56% dos consumidores se consideram eco-friendly, termo para “amigável ao meio ambiente”

Depois de dois anos de restrições necessárias por conta da pandemia, a vontade de viajar, ter atividades de lazer como ir a shows, e frequentar shoppings e restaurantes mobiliza os desejos dos brasileiros em uma proporção maior do que em outros países. Para realizar os planos, os consumidores, especialmente entre 25 e 53 anos, estão dispostos a gastar mais, de acordo com uma pesquisa global. Mas para uma parcela expressiva, os “pequenos prazeres” precisam estar atrelados ao consumo sustentável.

Na terceira edição do Global Consumer Insights Survey, realizada pela PwC, 44% dos entrevistados no Brasil demonstraram intenção de viajar nos próximos seis meses. O percentual é maior que a média mundial (31%). Em relação ao destino, a escolha é equilibrada: pouco mais da metade prefere fazer viagens nacionais, o que reflete a preocupação com a questão sanitária, segundo a empresa.

Desejos de curto prazo

O estudo que monitora os desejos de consumo no curto prazo foi feito entre outubro e dezembro de 2021. No último ano, o computador e o smartphone foram os meios mais usados nas compras . Visitas às lojas físicas foram feitas só por 35%. O comportamento deve mudar em 2022. Pelo menos 79% afirmaram estar propensos a ir a shoppings centers. Na mesma linha, as confraternizações tendo como local os restaurantes foram citadas por aproximadamente oito em cada dez respondentes.

A volta da diversão

A intenção em ir a eventos esportivos ou a shows também revela a ansiedade entre os brasileiros para a volta da diversão fora de casa. Enquanto no mundo essa é uma vontade de 22% dos entrevistados, por aqui quase a metade dos consumidores planeja gastar com essa atividade nos próximos seis meses.

Os gastos, contudo, tendem a ser acompanhados pela avaliação da origem e o tipo de produto. Pelo menos 56% dos consumidores brasileiros se consideram eco-friendly, termo em inglês para “amigável ao meio ambiente”.

Com reportagem do Valor Investe