Como ter um negócio 100% online?

É a sua chance de vender mais com um custo menor
Pontos-chave:
  • Invista em um site funcional e seguro
  • Crie um plano de vendas

Com o mercado digital cada vez mais presente na vida dos brasileiros, muitos consumidores aderiram de vez às compras via internet. É o que mostra o site do E-Commerce Brasil. Apenas em seis meses, o e-commerce no Brasil vende cerca de R$ 53,4 bilhões. Já o relatório da Ebit | Nielsen mostrou um aumento no ticket médio de compras, que passou para R$ 534, um crescimento de 22%. Com números tão parrudos, muitos brasileiros decidiram abrir uma empresa com operação 100% remota.

Foi o que fez Samantha Lopes, fundadora da Saga Chocolateria, que fica em Diadema, São Paulo. “Eu e minha irmã Gabrielly começamos em 2019 vendendo para conhecidos e percebemos que seria uma boa ideia criar um Instagram para que pudéssemos conseguir mais clientes”, diz Samantha.

Impacto da pandemia nas vendas online

Em 2020, 20 milhões de brasileiros realizaram sua primeira compra pela internet, de acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust. Samantha conta que sentiu esse impacto: “2020 foi um sucesso total, vendemos tudo que tínhamos, era só para vendermos na Páscoa, mas em vez disso juntamos os lucros e começamos a vender outros tipos de doces como pão de mel, cones, bolo de ponte entre outras coisas. Nossa plataforma principal hoje é o Instagram”.

Por que as vendas online são lucrativas?

Segundo pesquisa do PayPal, as compras online deram um salto: foram de 35% das pessoas antes da pandemia para 60%, índice que tende a aumentar. E isso se tornou algo chamativo para os grandes varejistas, que viram uma chance de vender mais com menor custo. Mas você sabe o por que isso acontece? Basicamente por três motivos, segundo especialistas em varejo:

  • Redução de custos – Empresas que operam online têm gastos reduzidos com aluguel, contas de água, luz. Unidades menores podem, inclusive, diminuir drasticamente o número de funcionários.
  • Facilidade para o cliente – Comparar produtos e lojas pela internet é mais rápido e prático, basta usar filtros.
  • Opções de pagamento – São diversos meios de pagamentos que as lojas online oferecem: cartão de débito, crédito (algumas aceita até dois), boleto. Além disso, essas lojas tem opções por outros sistemas de pagamento como Paypal, PagSeguro, Mercado Pago e Pix.

O que deve acontecer depois da pandemia?

Especialistas em varejo explicam que as vendas online vieram para ficar. Consumidores mudaram o comportamento, trabalho remoto já é realidade para várias pessoas e a permanência online aumentou. Especialistas do Sebrae citam alguns pontos que podem gerar benefícios para o seu negócio na hora de vender pela internet:

  • Tenha um site funcional e seguro
  • Crie um plano de vendas
  • Ofereça multicanais aos clientes
  • Invista em SEO (Search Engine Optimization)
  • Anuncie em diferentes lugares
  • Não prometa coisas que não possa cumprir
  • Trabalhe bem o pós venda, oferecendo espaço para o cliente dar retorno sobre a compra feita e sugestões

Colaborou Anne Dias