Pensando em empreender? Saiba por onde começar

O primeiro passo é definir o que você quer fazer
Pontos-chave:
  • Visite a concorrência e veja os preços praticados
  • Faça um levantamento de custos junto a fornecedores

Em 2021, quase 4 milhões de brasileiros abriram suas micro ou pequenas empresas ou passaram a ser microempreendedores individuais (MEIs), de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Se você está se planejando para fazer parte desta lista, preste atenção a essas dicas que listamos abaixo. Elas fazem parte da experiência de Vitória Capel, fundadora da loja de roupas “Vitória Capel Closet”, que fica em Diadema, São Paulo. Vitória era secretária, largou o emprego e foi à luta para abrir sua própria loja há um ano, no auge da pandemia. Conversamos também com consultores do Sebrae, de São Paulo. Então, aqui você terá a teoria e a prática, que vão te mostrar por onde começar para você virar o jogo da sua vida profissional. Vamos a elas:

Defina em qual mercado você quer atuar

Uma das primeiras coisas a fazer é saber qual é o setor que mais te desperta interesse. E são muitos: vestuário, calçados, alimentação, animais domésticos, café… se identificar com alguma área é essencial para que você se anime a investir em uma marca. “Quando comecei a pesquisar sobre a área de vestuário, vi que era uma coisa que gostava. Analisei outras lojas que também começaram na pandemia e percebi que era algo que me identificava e decidi que ia investir nisso”, diz Vitória

É preciso ter muito dinheiro para começar a empreender?

Resposta curta? Não. Você pode começar com investimentos baixos, mas é importante pesquisar – e pesquisar muito. Por exemplo: visite a concorrência e veja os preços praticados. Também faça um levantamento de custos junto a fornecedores. Vitória conta que uma das primeiras coisas que ela fez foi pesquisar onde comprar produtos. “Eu comecei com cerca de R$ 600 e, como decidi ir para a área de vestuário, primeiro comecei a sondar lojas de varejo e atacado que vendiam o tipo de roupa que eram do estilo que eu gostava. De cara, identifiquei onde elas estavam localizadas e evitei a região”.

Ela também conta que tinha medo de comprar pela internet, mas que se tornou um jeito prático e rápido de expandir sua marca. “Muitos empreendedores sentem mais segurança comprando em um fornecedor com unidade física. Mas quando a pandemia piorou e eu precisei comprar tudo remotamente, percebi que era muito mais prático. Tive indicações de fornecedores até de outros Estados e agora esses são a maioria dos meus fornecedores”, afirma Vitória.

Anote todas as despesas

Seja com planilhas ou mesmo em um caderninho, é importante levantar todos os gastos e despesas fixas para gerir seu negócio. “Supomos que você separe uma parte do seu dinheiro para investir na empresa ou na loja que vai abrir. É importante ter algumas coisas em mente, como: quanto você vai ter para gastos fixos, como embalagens, frete, etiquetas, anúncios? Quanto vai custar o estoque? Qual salário pretende pagar para os funcionários”, diz Vitória.

Quais são os erros dos empreendedores que estão começando?

Erros acontecem, mas alguns deles podem levar seu negócio a ter perdas nas vendas, ou levá-lo até à falência. Os especialistas em varejo do Sebrae advertem para os três erros mais comuns:

  • Não ter plano de negócio: empreender não é simplesmente comprar algo e colocar para vender, estude a concorrência, se planeje financeiramente e mostre sua marca para todos verem;
  • Não estabelecer metas: saiba onde você quer chegar e em quanto tempo;
  • Não divulgar seu produto ou serviço corretamente: já ouviu aquele ditado “o que não é visto não é desejado”? Pois então, um bom negócio não se vende sozinho, a divulgação é uma forma de apresentar e fortalecer a marca. Aproveite a força das redes sociais e tire o melhor proveito delas.

Em resumo

… com um bom plano de ação (incluindo pesquisa de mercado), algum dinheiro e metas estabelecidas, você já começa a virar o jogo. Então:

  • Reúna informações sobre o mercado
  • Tenha um objetivo com prazo definido
  • Faça um plano de negócios
  • Divulgue sua marca: mídias socias são um ótimo jeito de fazer isso
  • Controle seus gastos
  • E principalmente: não desista

Colaborou Anne Dias