Expectativa para Black Friday 2022 fica maior com aumento da confiança da classe C, diz Google

A semana promocional deve atrair um número maior de consumidores dispostos a fazer compras e a gastar mais

A Black Friday 2022, que será realizada no fim do mês de novembro, deve chamar a atenção de um número maior de consumidores no comparativo com o mesmo período de 2022, foi o que apontou uma pesquisa divulgada pelo Google.

Diante disso, de acordo com o estudo realizado em agosto pelo Instituo Ipsos com cerca de 1.000 brasileiros, 71% dos entrevistados disseram que pretendem fazer compras na Black Friday desse ano.

Aliás, na comparação com o ano passo, houve uma alta de 16 pontos percentuais no número de pessoas que acreditam que irão usufruir da semana promocional.

De acordo com a pesquisa, um dos motivos para esse aumento está na maior confiança da classe C.

Isso porque, a intenção de compra desse grupo aumentou 32% em relação a 2021. Por outro lado, as classes A e B tiveram um crescimento de 23%.

Black Friday 2022 pode ter aumento na aquisição de produtos

Então, segundo o estudo, cada consumidor pretende comprar, em média, produtos de cindo categorias este ano. Em 2021, essa média era de 4,2 categorias por pessoa.

Portanto, confira quais são os itens mais desejados pelos brasileiros:

  • Roupas e acessórios: 47% das intenções de compra;
  • Livros e itens de papelaria: 43%;
  • Calçados: 38%;
  • Celulares: 36%
  • Eletroportáteis: 33%.

Além disso, a pesquisa também quis saber sobre a capacidade financeira dos brasileiros para comprar produtos.

Dessa forma, o resultado foi que 88% dos entrevistados acreditam que essa capacidade continuará igual ou irá melhorar até o fim do ano. Já 11% dos consumidores pensam que sua situação financeira irá piorar.

Aumento na expectativa de compras entre classes sociais

Entre os entrevistados da classe C, 68% disseram que pretendem comprar algum item nesta Black Friday. No ano passado, esse número era de 51%.

Já entre os consumidores das classes A e B, 78% pretendem fazer compras na Black Friday deste ano, ante 64% no mesmo período do ano passado.

E mesmo com a reabertura do comércio presencial, após o pico da pandemia da covid-19, as lojas on-line continuam dominando os canais de compra preferenciais dos brasileiros na Black Friday.

Para se ter uma ideia, este ano, 57% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer suas compras por meio de sites, 51% por aplicativos e 45% em lojas físicas.