O que é uma recessão técnica e como isso afeta a sua vida?

Por convenção, dois trimestres seguidos de queda no PIB são chamados de "recessão técnica"

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Pontos-chave

  • Na real, o país está gerando menos emprego, renda e qualidade de vida

O Produto Interno Bruto (PIB) registrou desempenho negativo pelo segundo trimestre consecutivo, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Com isso, o país entrou em um quadro conhecido como “recessão técnica”. Mas afinal de contas, o que é uma recessão técnica? E como isso afeta a sua vida?

Por convenção, dois trimestres seguidos de queda no PIB são chamados de recessão técnica. No caso do Brasil, a economia recuou 0,4% entre abril e junho e 0,1% entre julho e setembro. Em geral, isso não é suficiente para atestar que a economia está encolhendo. Mas é um forte indício de que a economia está caminhando para um cenário de deterioração econômica.

Na prática, economistas avaliam que indicadores mais amplos, como emprego, produção das empresas, atividade dos serviços, e os ciclos da economia qualificam melhor quando um país entra em períodos recessivos ou de expansão.

No Brasil, o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos da Fundação Getulio Vargas, o Codace, faz essa avaliação. O Codace segue parâmetros parecidos com os do National Bureau of Economic Research, que é a referência para o PIB americano.

E, na avaliação do Codace, o Brasil está em recessão desde março de 2020.

E você com isso?

Na real, o país está gerando menos emprego, renda e qualidade de vida. Para as empresas, os negócios estão patinando. Em entrevista ao O Globo, Claudio Considera, pesquisador associado da FGV IBRE, disse que ainda que o PIB encerre este ano com expansão de 4,78%, como preveem os analistas do mercado, segundo o último boletim Focus do Banco Central, o saldo para a economia não é positivo.

Isso porque, em 2020, o país recuou 4,1%. Ou seja, no fim das contas, o crescimento seria de apenas 0,68%. “Aí você compara com o crescimento da população, que foi de 0,9%, e percebe que na verdade o PIB per capita está em queda”, disse ao O Globo o economista.


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 17.maio.2022 às 07h26
Freio na economia chinesa deve fazer Brasil crescer menos

Analistas projetam expansão menor em 2023 e inflação global maior, também devido à guerra na Ucrânia e à alta de juros nos EUA

4 min
Valor Econômico Atualizado em 16.maio.2022 às 20h10
Magazine Luiza reverte lucro e tem prejuízo de R$ 161,3 milhões no primeiro trimestre

Rede afirma que o resultado reflete o aumento de despesas financeiras no período

2 min
Valor Econômico Publicado em 16.maio.2022 às 14h08
Análise: Fala de diretor do Banco Central reduz chance de juro acima de 13,25%

O ponto mais importante foi a indicação de que o Copom avalia duas alternativas para chegar à meta de inflação: subir os juros a um pico maior ou adiar o ciclo de baixa

6 min
Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 12h23
Sondagem da XP vê inflação no fim de 2022 maior do que projeção do último Focus

Divulgação do relatório do Banco Central está paralisada por causa da greve dos servidores

2 min
Manhã Inteligente Publicado em 16.maio.2022 às 10h50
Greve no Banco Central, dados econômicos de Brasil e EUA, novo índice agro na B3

Isabela Carvalho e Victor Vietti comentam esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos