Petrobras bate meta e você deve ficar de olho nas ações da companhia, dizem analistas

O aumento do volume aconteceu devido à operação da empresa em águas profundas

Petrobras: como fica as ações da Petrobrás, que é de capital misto, em ano eleitoral? Melhor vender esses papeis? Ou compra mais? Baseado em eleições passadas, o que acostuma acontecer? Depois de novembro, o cenário para elas muda completamente?

Pontos-chave

  • O foco em águas profundas tem demonstrado grande diferencial competitivo
  • Segundo a empresa, o óleo extraído é de melhor qualidade e tem menos emissão de gases de efeito estufa

Atenção minoritários da Petrobras (PETR3, PETR4): a produção de petróleo e gás da companhia em 2021 foi de 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (chamado de boed no mercado). A meta estipulada pela empresa era de 2,72 milhões de boed. O aumento da produção aconteceu devido à operação da companhia em águas profundas. Para este ano, a meta foi revisada para baixo: de 2,7 milhões de boed para 2,6 milhões. Em 2021, a produção de petróleo e gás natural (LGN) somou 2,22 milhões de barris por dia, acima da meta de 2,21 milhões de boed. Já a produção de petróleo, gás natural e gás comercial totalizou 2,46 milhões de boed, também superando a meta de 2,43 milhões de boed.

Por que a meta da Petrobras foi batida?

Segundo a direção da Petrobras, os resultados refletem o início da produção da FPSO Carioca, primeira plataforma no campo de Sépia, no pré-sal da Bacia de Santos. A produção do pré-sal, que totalizou 1,95 milhões de boed em 2021, representando 70% do total da Petrobras.

Além disso, a empresa deu início ao acordo de coparticipação do campo de Búzios, e concluiu a venda de sua participação em campos marítimos nas Bacias de Campos e Santos, e nos polos terrestres na Bahia, no Espírito Santo e em Sergipe.

A Petrobras destacou em comunicado que o foco em águas profundas tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos, produzindo óleo de melhor qualidade e com menores emissões de gases de efeito estufa.

Resultado não deve se repetir neste ano

Para este ano, a meta de produção foi rebaixada devido à divisão da produção dos FPSOs P-70 e Carioca, em operação nos campos de Atapu e Sépia, respectivamente. A Petrobras terá 65,69% de participação na jazida compartilhada de Atapu e 55,30% no campo de Sépia.

Já a produção de óleo e produção comercial registrou um impacto de cerca de 60 milhões de boed, mas permaneceu com as mesmas faixas, respectivamente, 2,1 milhões de boed e 2,3 milhões de boed, com variação de 4% para mais ou para menos, diz a Petrobras.

Vale a pena comprar ações da Petrobras?

Estamos em ano de eleição presidencial e a estatal, como você sabe, é empresa de economia mista (tem capital aberto, mas seu maior acionista é o governo federal). Em geral, os analistas estão otimistas com a empresa: o preço do petróleo deve continuar alto enquanto a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) sobe a oferta da commodity. O preço do dólar também ajuda a geração de caixa da empresa. A companhia vem tornando a operação mais enxuta em busca de eficiência. O foco da empresa, com se viu com a alta da produção no ano passado, tem sido o pré-sal, onde há ganho operacional. Recentemente, a Petrobras foi avaliada pela provedora de informações financeiras Economatica como a empresa com o maior valor de mercado da América Latina, com US$ 70,6 bilhões (o equivalente a R$ 401 bilhões).

Com reportagem do Valor Investe