Dia do Livro: conheça as obras indicadas pelos megainvestidores

Veja os livros recomendados por Warren Buffett, Robert Kiyosaki, Ray Dalio e Luiz Barsi

Neste domingo (23) o mundo comemora uma data bacana: é o Dia Mundial do Livro. Segundo o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), a data foi escolhida porque ter sido quando nomes de peso da literatura internacional, como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Aqui, no Brasil, ainda comemoramos o Dia dos Direitos Autorais, morreram.

Para aproveitar, a Inteligência Financeira levantou quais livros os megainvestidores leram e que podem ser interessantes para você.

Então, confira as 9 obras indicadas por Warren Buffett, Robert Kiyosaki, Ray Dalio e Luiz Barsi.

Warren Buffett

Warren Edward Buffett é um investidor bilionário que está no comando da Berkshire Hathaway, holding responsável pela gestão de diversas empresas, que vão desde gigantes como Duracell, Coca-Cola e Apple, passando por indústria de roupa íntima e fabricante de peças para aviação.

O executivo é frequentemente citado na lista dos mais ricos do mundo da Forbes e, em 2008, ocupou o topo do ranking. Suas principais dicas de leitura foram reunidas pela Business Insider. Confira algumas delas para aprender sobre mercado financeiro.

“O Investidor Inteligente”, por Benjamin Graham

Clássico do mercado financeiro escrito por Benjamin Graham, a chamada “bíblia dos investidores” trata principalmente da filosofia do “value investing” ou “valor de investimento”, que protege os investidores de cometer grandes erros e ensina a desenvolver estratégias de longo prazo.

“Análise de investimentos”, por Benjamin Graham e David L. Dodd

Também escrita por Benjamin Graham, desta vez em parceria com David L. Dodd, esta obra publicada em 1934 acabou se tornando uma referência para quem quer alcançar o sucesso financeiro. É até hoje um dos principais livros de finanças do mundo, com mais de um milhão de cópias vendidas.

“Ações Comuns Lucros Extraordinários”, por Philip Fisher

Escrito pelo guru Philip Fisher, um dos investidores mais influentes de todos os tempos, o livro aborda várias questões que envolvem estratégia “growth investing”. A edição em português do guia para investimento em ações, publicada em janeiro de 2021, reúne, em um único volume, os três principais textos de Fisher: Ações comuns, lucros extraordinários (publicado em 1958), Investidores conservadores dormem tranquilos (1975) e Desenvolvendo uma filosofia de investimentos (1980).

“As cartas de Warren Buffett”, por Warren Buffett

O livro apresenta uma seleção de trechos das cartas que Warren Buffett escreve aos acionistas de seu conglomerado desde 1978. Os textos fornecem uma visão sobre o pensamento do megainvestidor, a forma como ele identifica bons negócios e como conduz investimentos pensando no longo prazo.

Robert Toru Kiyosaki

O empresário, investidor e escritor, conhecido principalmente pelo livro “Pai Rico, Pai Pobre”, é uma referência em finanças.

Em janeiro deste ano, Robert Kiyosaki, pelo Twitter, assumiu estar investindo em bitcoin (BTC). “Sim, eu estou investindo em bitcoin. Eu estou muito empolgado com o bitcoin. Por quê? Porque o bitcoin é classificado como uma commodity, de forma bastante similar a ouro, prata e petróleo”, disse.

“A maioria dos tokens de criptoativos são classificados como valores mobiliários, e as regulamentações da SEC [o órgão regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos] devem destruir a maioria deles. Estou comprando mais BC”, afirmou.

Confira duas leituras recomendadas pelo especialista:

“The Only Game in Town: Central Banks, Instability, and Recovering from Another Collapse”, por Mohamed A El-Erian

Na obra, El-Erian olha para o futuro da economia e dos mercados globais, comentando escolhas individuais e coletivas que precisamos fazer em uma era de incerteza econômica e insegurança financeira.

Citando a crise global de 2008, o economista explica por que bancos centrais se tornaram os atores políticos críticos por que não podem continuar a ter apenas esse papel.

Segundo Kiyosaki, El-Erian é uma das pessoas mais inteligentes do mundo. “Não podemos continuar fazendo o que estamos fazendo. Alguma coisa vai nos forçar a mudar. E El-Erian está falando do Fed e dos bancos centrais, como o Banco Central Europeu, o Banco do Japão, o Banco Popular da China. Nós vamos cair. A boa notícia é que você ganha mais dinheiro em uma queda do que em uma subida”, afirma.

“Makers and Takers: The Rise of Finance and the Fall of American Business”, por Rana Foroohar

Colunista de negócios globais e editora associada do Financial Times, Rana Foroohar também é analista econômica global da CNN.

Em sua obra, segundo afirma Kiyosaki, ela fala sobre como as escolas de negócios ensinam aos estudantes, que são os melhores e mais brilhantes estudantes de negócios da América e do mundo, a manipular o mercado de ações.

“Mas não ensinam como fazer crescer um negócio”, ressalta.

Ray Dalio

O megainvestidor Raymond Thomas Dalio fundou a Bridgewater em 1975, em Nova York, a mais lucrativa gestora de hedge funds do mundo.

No final de 2022, aos 73 anos, o bilionário anunciou que estava deixando o comando da instituição que tem US$ 140 bilhões sob gestão, 1.300 funcionários e começou como uma ideia em um cômodo de sua casa.

No anúncio, ele explicou que continuaria como investidor e membro do Conselho de Administração da Bridgewater Associates.

Suas recomendações saem um pouco do assunto investimento e mercado financeiro, mas podem ajudar a mudar a nossa forma de pensar (literalmente).

“Super Mind” by Norman Rosenthal

Um dos livros indicados por Dalio, segundo a CNBC, Super Mind foi escrito pelo psiquiatra Norman Rosenthal e oferece uma visão geral da Meditação Transcendental e seus benefícios.

O motivo não é difícil entender. Dalio medita praticamente todos os dias desde 1969 e diz que isso tem tido um impacto tremendo sobre ele. “(Meditação) dá a você equanimidade, centralidade, calma – então você pode lidar com as coisas de uma maneira melhor, sem ser sequestrado emocionalmente”, afirma.

Luiz Barsi

O megainvestidor brasileiro Luiz Barsi é o maior investidor individual da B3.

Conhecido no mercado financeiro como “o rei da Bolsa” e “o rei dos dividendos”, ele desenvolveu uma metodologia de investimento que foca ações de empresas que garantem bons pagamentos de dividendos.

A filha de Barsi, Louise Barsi, explicou em detalhes a metodologia de Barsi na Entrevista da Semana logo abaixo:

Se deu certo? Apenas com ações, sua fortuna gira em torno de R$ 2 bilhões, oscilando conforme a cotação dos papéis, é claro.

Suas recomendações de leituras foram publicadas pelo site Recomendo Comprar. Confira a seguir alguns dos melhores livros sobre mercado financeiro na opinião do especialista.

“Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde”, por Décio Bazin

Quer aprender sobre investimentos? Este livro do jornalista e investidor Décio Bazin pode ajudar. Investidor da bolsa de valores brasileira nas décadas de 70 e 80, Bazin também focava ações de empresas pagadoras de dividendos.

A obra tem uma linguagem fluida e apresenta várias histórias reais que indicam rotas para trilhar o caminho da Bolsa de Valores.

“A Bola de Neve”, por Alice Schroeder

A primeira biografia autorizada de Warren Buffett foi escrita por Alice Schroeder, que teve acesso irrestrito a seus familiares, amigos e parceiros, além, é claro, do lendário megainvestidor.

Segue o fio: