O que o ChatGPT fala sobre investimentos?

No quesito dinheiro, a inteligência artificial ainda está um pouco confusa

Quando o assunto é investimentos, especialmente no Brasil, tenho a impressão de que o robô do ChatGPT, tecnologia de inteligência artificial que promete elaborar textos em questão de segundos, está um pouco confuso.

Pensei em curtir um pouco o fim de semana e deixar que a tecnologia desse conta da minha coluna semanal.

Então, perguntei à inteligência artificial: “Onde um brasileiro deve investir em 2023?”.

O robô do ChatGPT dá recomendações básicas que valem para investidor em todo o planeta e não apenas no Brasil.

Na verdade, se você fosse seguir ao pé da letra o que ele recomenda, provavelmente, investiria na poupança e na partida, sem pensar muito, perderia mais de 6% real no investimento mais seguro do País que são os títulos do Tesouro Nacional.

Tem que avisar ao robô do ChatGPT que investimento é coisa séria. No Brasil, principalmente, não se pode simplesmente repetir padrões de resposta.

Qual é a inteligência artificial, por exemplo, que conseguirá decifrar o que se passa na cabeça do presidente Lula e como irá arbitrar entre o que quer seu partido e sua equipe econômica?

Complexo, para dizer o mínimo.

Robô relaciona investimento de longo prazo com renda fixa

Mas, o que me fez ter certeza de que ele está confuso é dizer que, para os investimentos de longo prazo, a recomendação é renda fixa.

Provavelmente, ele ficou confuso com o histórico brasileiro de taxa de juro, que bateu até mesmo aplicações de maior risco. Certamente, ele não está acompanhando a discussão sobre taxas de juro no Brasil.

O que o ChatGPT respondeu

A mensagem do Chat GPT foi: “Avalie seus objetivos financeiros: O primeiro passo para quem deseja investir no Brasil é avaliar seus objetivos financeiros. É importante ter em mente que o investimento ideal varia de acordo com cada perfil de investidor, levando em consideração o prazo, o valor a ser investido e o grau de tolerância ao risco. Para quem busca retorno a longo prazo, é recomendável optar por investimentos mais seguros, como os de renda fixa”, diz o robô.

Menção às debêntures e CDBs; esquecimento das NTNs-B

Em nenhum momento, por exemplo, o ChatGPT mencionou as NTNs-B do Tesouro Nacional, conhecidas como IPCA+. O robô chegou perto, falando da segurança dos títulos do governo, mas, na sequência, ele vai se perdendo nas informações.

No texto do ChatGPT consta o seguinte: “Considere os investimentos em renda fixa: Investimentos em renda fixa são opções mais seguras e previsíveis, uma vez que o rendimento é definido previamente. Esses investimentos podem ser encontrados em títulos públicos, CDBs, LCI/LCA e debêntures.

Vale lembrar que os títulos públicos são uma das opções mais seguras do mercado, sendo indicados para quem busca baixo risco e rentabilidade moderada”.

Investimentos pedem informações atualizadas

Alguns, em defesa do robô, vão dizer que, nesta versão, ele está atualizado apenas até 2021. Um dos pré-requisitos para bons investimentos é manter-se informado com fontes confiáveis e que estão sempre atualizadas.

Portanto, aqui na Inteligência Financeira, você tem indicações atualizadas e mais interessantes de investimentos com os analistas e colunistas.

Você, que faz parte da nossa audiência, sabe, exatamente, do que estou falando. Inteligência Financeira 10 X 2 Chat GPT. Por enquanto, o placar é este.