- Home
- Onde investir
- Investimentos
- Carteira Itaú Top 5: Hypera (HYPE3) entra no lugar de Petz (PETZ3)
Carteira Itaú Top 5: Hypera (HYPE3) entra no lugar de Petz (PETZ3)
Empresas citadas na reportagem:
O Itaú BBA divulgou nesta terça-feira (30) uma atualização de ações recomendadas em sua carteira Top 5. A farmacêutica Hypera (HYPE3) entra no lugar da varejista especializada em produtos e serviços para animais de estimação Petz (PETZ3).
“Petz, em nossa opinião, era uma escolha que unia uma ação de alta duration (sensibilidade a juros) com uma empresa promissora inserida em um mercado de crescimento relevante e resiliente”, diz o relatório assinado pelos estrategistas Victor Natal e Paulo Folha. “Apesar desta constatação permanecer verdadeira, atualmente preferimos outra opção no universo de varejo/consumo para o curto prazo”, aponta o documento.
Por que PETZ3 sai?
“Durante a apresentação de resultados do segundo trimestre de 2022, a Petz indicou ao mercado potenciais indícios de canibalização em algumas de suas lojas – quando falamos de canibalização, nos referimos ao fato de a abertura de uma nova loja ‘roubar’ vendas de uma loja já existente. Apesar de acreditarmos que isso deve ser algo pontual e sem grandes impactos para a tese de Petz, preferimos adiar nossa entrada no papel”, explicam Natal e Folha. “Ainda acreditamos no potencial de Petz para o longo prazo, apenas prevemos um curto prazo mais desafiador do que o imaginado anteriormente. Neste momento, então, preferimos Hypera”, acrescentam.
Por que HYPE3 entra?
“A Hypera vem mostrando resultados consistentes e recorrentemente acima do mercado. No segundo trimestre de 2022, por exemplo, a empresa relatou expansão orgânica de 25% no sell-out (comercialização direta ao cliente final), o que representa 6,5 pontos porcentuais acima da média de crescimento do mercado. Tal resultado foi sustentado pela maturação de seu portfólio diversificado de marcas, principalmente aquelas relacionadas a antigripais. Além disso, a companhia também vem apresentando boas perspectivas na frente inorgânica, diante dos bons resultados da integração de ativos adquiridos, como por exemplo a Takeda, em março de 2020”, destacam os estrategistas. “Por fim, em um cenário macroeconômico desafiador, o setor farmacêutico se mostra como uma opção mais defensiva pelas tendências seculares de crescimento e pela demanda menos elástica, ou seja, menos sensível a mudanças de preço. Considerando as expectativas de mercado para o lucro líquido da Hypera em 2022, vemos a ação negociada a 15 vezes o preço em relação ao lucro (P/L) ao fim de 2023”, completam.
O que é a Carteira Top 5?
A Carteira Top 5 é composta pelos cinco papéis que buscam capturar oportunidades de médio prazo. As ações que estão na carteira têm sempre pesos iguais e não há restrição de concentração setorial nem do número de alterações que podem ser realizadas. A escolha de cada uma delas leva em conta não somente a análise fundamentalista, mas também o momento de mercado e fundamentos macroeconômicos.
Qual é o objetivo de retorno da Top 5?
A Top 5 busca retorno absoluto, ou seja, não tem a intenção de superar nenhum indicador específico, o chamado benchmark. Ela é voltada para investidores que tenham interesse em oportunidades de médio prazo, com apetite para risco acima da média e que tenham conforto com alta volatilidade.
Quais papéis fazem parte da Top 5 agora?
- Petrorio (PRIO3);
- BTG Pactual (BPAC11);
- Hypera Pharma (HYP3);
- BB Seguridade (BBSE3);
- Eletrobras (ELET3).
Leia a seguir