Banco recomenda ações de varejistas, mas você deve ter cautela

Oscilação nos preços dos papéis é grande e atrai investidores mais agressivos

Ações de varejo
– Ilustração: Renata Miwa/IF

Pontos-chave

  • Via (VIIA3), Magazine Luiza (MLGU3) e Lojas Quero Quero (LJQQ3) devem valorizar nos próximos meses
  • Juros altos para conter a inflação vão encarecer o crédito
  • Concorrentes como Shoppee e Shein estão se fortalecendo no Brasil

Você, investidor e investidora, que está de olho nas ações das empresas de varejo, atenção: o Bank of America (BofA) soltou um relatório para clientes informando que redes como Via (VIIA3) e Magazine Luiza (MLGU3) devem ser valorizadas nos próximos meses. Só as ações da Lojas Quero Quero (LJQQ3), que abriu capital em agosto de 2020, podem dobrar de valor, dizem os analistas.

Antes de você se animar e mandar ordem de compra para os papeis, tenha calma. Por um lado, as ações das empresas do setor caíram muito em 2021 e, portanto, estão baratas. Só para você ter uma ideia, no ano passado as ações da Via caíram 55%, as do Magazine Luiza despencaram 74% e as da Lojas Renner tiveram desvalorização de 34%. Apesar da análise do BofA, muitos gestores acreditam que em 2022 a situação não deve melhorar.

Isso porque a projeção para os juros neste ano é de alta e vai ficar acima de 10% logo. É o recurso utilizado pelo Banco Central para segurar a inflação. Na outra ponta, juros altos encarecem o crédito, que desestimula o consumo. O consumidor, por sua vez, está longe de ficar confiante com a economia, ainda mais com a proximidade da eleição presidencial.

E ainda tem a concorrência internacional

Se o mercado interno não anima, o que vem de fora também nos atinge. Concorrentes como Shoppee e Shein estão cada vez mais ganhando consumidores brasileiros, oferecendo preços baixos com a famosa fast fashion (moda descartável). Para analistas de mercado, todo este cenário deve pressionar ainda mais as margens das empresas brasileiras de varejo.

E o que você tem a ver com isso?

Com as ações em baixa e alguns analistas vendo a valorização iminente delas, o que você deve fazer? Primeiro: saiba que este setor é considerado arriscado pelos gestores. A oscilação dos preços é alta e caem sem aviso prévio. Muitas sobem apenas pela correção dos preços. Uma alternativa é evitar as empresas de e-commerce e dar preferência aos papeis relacionados ao atacarejo, como Assaí (ASAI3). 

Mas, digamos que você veja ali uma oportunidade e queira comprar estes papeis. A estratégia vai funcionar melhor caso você tenha um perfil mais agressivo e cave as oportunidades do mercado acionário. Lembre-se: a volatilidade do setor é alta, o que exige atenção dos investidores, ainda mais dos minoritários. Neste sentido, os analistas apontam para os papeis da Via, que vem crescendo com o maketplace e investimentos em logística.