UBS enfrenta regras de capital mais rígidas após revisão bancária do governo suíço

Banco comprou a instituição Credit Suisse no ano passado

O banco UBS precisará aumentar substancialmente o seu capital depois de o governo suíço ter delineado planos para reforçar a regulamentação na sequência do colapso do Credit Suisse, no ano passado.

A autoridade bancária suíça anunciou na quarta-feira, 10, que a sua análise da crise encontrou lacunas no regime existente. Assim, disse que as chamadas regulamentações dos bancos demasiado grandes para falir precisavam de ser reforçadas.

A proposta surgiu no contexto das preocupações dos investidores de que o UBS poderia enfrentar regras mais duras após a aquisição do seu antigo rival.

UBS e a revisão bancária

O acordo, concebido pelas autoridades suíças, deixou o UBS como o único banco remanescente com esse estatuto na Suíça.

Os requisitos de capital quantitativos e qualitativos para bancos sistemicamente importantes devem ser reforçados de forma direcionada. E precisa de complementação com uma componente prospectiva, afirmou o governo suíço.

A dimensão das necessidades de capital adicional para o UBS dependerá da implementação das medidas. E também do tamanho e estrutura futuros do banco, disse o governo. No entanto, o aumento dos requisitos será substancial, especialmente se o UBS mantiver o seu tamanho e estrutura atuais ou crescer, disse o governo.

A Associação Suíça de Banqueiros disse que a proposta do governo traz o risco de uma onda de regulamentação. Assim, diz, seria prejudicial para a economia nacional. Segundo eles, o caminho ideal passa por uma regulamentação direcionada e moderada.

Com informações do Estadão Conteúdo.