Quatro dicas para controlar e negociar as dívidas

Sete em cada dez famílias brasileiras estão com dívidas. Como sair (ou nem entrar) nessa estatística? Saiba mais no Passo a Passo IF

dívidas

Sabia que de cada dez famílias, sete estão endividadas? Esse é um dado do Serasa, de dezembro de 2021. Muita gente passa por isso e entende esse contexto. Mas não necessário ficar apegado as dívidas. É incrível organizar a vida e quitar os boletos. Por isso, o Listas IF vai dar 4 dicas de como frear as inadimplências.

Primeira dica é: Conheça bem as dívidas. Vale reforçar que dívida todo mundo tem, o problema é a dívida com pagamento atrasado, né? Ela se torna uma inadimplência, e é aí que a dor de cabeça mora.

Porque ficar endividado e sem pagar é tipo filme de terror. Você fica tenso, tem receio de abrir o app do banco e dá medo até de abrir a geladeira e pular boleto. vComo num bom filme, você tem que saber o que está enfrentando para lutar com as armas certas.

Por isso, analise todas as contas: o cartão, financiamento, empréstimo, cheque especial, dinheiro emprestado pra pagar o churrasco. Tudo isso é dívida e você precisa contabilizar para entender quanto deve e se organizar para pagar.

Para evitar dívidas, contabilize e negocie

O segundo passo é contabilizar como pagar. Sabendo a quantia que você deve, se programe para pagar aos poucos, da maior para menor dívida. Dois pontos importantes: Cortar gastos desnecessários. Veja tudo que você consegue poupar e tira sem dó da sua lista de pagamentos. E tenha um limite máximo para suas dívidas. Os especialistas dizem que as dívidas não devem passar de 20% da sua renda mensal. Como está essa porcentagem por aí?

A terceira dica: negocie suas dívidas! Você tem que aproveitar a chance de pagar mais rápido. Essa estratégia dá certo e ajuda muito, existe até Feirão Limpa Nome, sabia? Separe documentos para provar sua situação financeira e crie um plano que cabe no seu bolso. Ouça as opções das empresas e, se quiser, você pode até fazer contraproposta para tentar melhorar o acordo!

Saiba mais sobre como controlar suas dívidas; veja o vídeo!


Você também pode gostar
Manhã Inteligente Publicado em 30.jun.2022 às 12h06
PIB dos Estados Unidos, investimentos em debêntures, golpes financeiros

Isabella Carvalho e Ítalo Martinelli comentam esses e outros assuntos que podem afetar seu bolso nesta quinta (30)

Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 07h34
Câmara amplia teto do crédito consignado a 45% e autoriza desconto até em programa assistencial

Modalidade de empréstimo desconta imediatamente parte da renda da pessoa para quitar o financiamento

Listas IF Publicado em 29.jun.2022 às 17h13
Como evitar compras por impulso

O que fazer para não gastar sem controle e comprometer seu orçamento? Veja as dicas do Listas IF

Redação IF Publicado em 29.jun.2022 às 14h13
Golpes financeiros: veja como os fraudadores agem e saiba como dribla-los

Até a filha da Xuxa foi vítima de criminosos; desconfie de ganhos fáceis

Redação IF Publicado em 29.jun.2022 às 10h52
Leite entre R$ 7 e R$ 10 nas prateleiras; entenda os motivos da alta

Preço virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais