Por que o dólar se valorizou e o euro caiu?

Afinal, o que está acontecendo? E o que significa isso na prática?

Pela primeira vez desde novembro de 2002, a cotação do euro se igualou ao do dólar. Nos últimos meses a moeda europeia sofreu uma queda consistente em relação a moeda americana, despencando mais de 11% desde janeiro desde ano. Em paralelo, o dólar vem se valorizando nas últimas semanas diante da expectativa cada vez maior de que os Estados Unidos e outras economias entrem em recessão. 

Mas, afinal, por que isso está acontecendo? E o que significa isso na prática? Para falar mais sobre esse tema, Isabella Carvalho, repórter da Inteligência Financeira, conversa com Paulo Folha, estrategista de Ações do Research voltado para pessoa física do Itaú BBA.

Investimento em euro é assunto no Twitter

O Manhã Inteligente ainda trouxe um tweet com um ponto interessante sobre o investimento em dólar. A Eliana disse: “Não é sobre comprar dólar, é sobre investir para ganhar juros compostos em dólar”. A tendência, na visão dela, é a desvalorização de moedas emergentes, como o real, e o fortalecimento da moeda norte-americana. Ela ainda completa: “existem grandes oportunidades na crise”.

Saiba mais sobre a paridade do euro com o dólar no Manhã Inteligente!