Fechar
Como o Fed salvou a economia americana na crise financeira de 2008
Você sabia que a economia dos EUA quase afundou em 2008? Se não fosse pelo Fed, a crise seria mais grave.
Você já sabia que além de comandar a política monetária dos Estados Unidos, o Fed também salvou bancos e instituições financeiras depois da crise do suprime de 2008?
Várias instituições basicamente faliram com a crise. Se o Fed não tivesse despejado bilhões de dólares para salvar essas empresas, elas teriam fechado. E por que o banco central americano fez isso?
Porque o governo estava com medo que todo o setor financeiro do país entrasse em colapso. A crise de 2008 foi causada, principalmente, por títulos baseados em financiamentos imobiliários e ninguém sabia quais bancos, empresas de investimento e financeiras tinham esses títulos, que não valiam mais nada.
Estima-se que o governo americano, incluindo o Fed, gastou US$ 498 bilhões de dólares. Só a firma Bear Sterns recebeu um empréstimo de US$ 12 bilhões.
É dinheiro que não acaba mais. Até que acaba.
Talvez você nunca tenha ouvido falar tanto dos juros nos Estados Unidos. Vem comigo para gente entender por que os juros americanos estão sendo tão falados – e como eles mexem com os seus investimentos.
Para explicar esse assunto, Anne Dias, editora-executiva da IF, conversa com Ricardo Rochman. Ele é vice-coordenador do Centro de Estudos em Finanças da FGV. Formado em Ciências da Computação pela USP ele tem mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela FGV-SP, escola de economia onde também é professor.
Ele responde às seguintes perguntas:
Leia a seguir