Cinco resoluções de ano-novo para ter sucesso nas finanças em 2022

Para começar o ano que nasce com o pé direito, que tal fazer resoluções para suas finanças? Veja nossas cinco dicas para ter um 2022 mais próspero

Muitas pessoas seguem o ritual clássico de escrever as resoluções para o ano-novo. Já pensou no que você quer para 2022? Se você quer muito dinheiro no bolso e sucesso nos investimentos, o Passo a Passo IF sugere cinco resoluções financeiras que precisam estar na lista.

Comece sua lista de resoluções de ano-novo prometendo que você vai organizar seu orçamento mensal. A ideia é que todo começo mês, de janeiro a dezembro, você consiga ter um relatório do dinheiro que entra e que sai da sua conta.

Ter consistência nessa tarefa é de extrema importância. Sabendo quanto dinheiro sobra na sua conta, você se planeja para abraçar mais gastos ou poupar dinheiro. Com o estudo do que entra e do que sai da sua conta sendo feito, você fica livre para criar as suas metas.

Defina os objetivos financeiros do ano-novo

O conselho é escrever quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo. Também é importante saber quanto o seu plano custa, ou seja, quanto você vai gastar. Por exemplo, imagine que a longo prazo você queira viajar para a Europa. Então, a curto prazo seu objetivo é guardar R$ 300 ao mês. A médio prazo é começar a investir esse dinheiro para fazer render, e a longo prazo, comprar a passagem.

O importante é começar desde já com pequenos aportes reservados para esse fim. E é importante considerar onde deixar o dinheiro. Se for uma viagem internacional, é melhor escolher um ativo como um fundo cambial, por exemplo.

A dica é ter foco, objetivos tangíveis, colocar prazos para cada pedaço do caminho e ter paciência. De pouquinho em pouquinho chegamos lá.


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 09h28
Rio ou São Paulo: onde o aluguel é mais barato?

Se for para investir, cuidado. Até a poupança tem rentabilidade melhor do que a locação

Gustavo Zanfer Atualizado em 19.maio.2022 às 14h51
Como montar uma carteira de longo prazo?

É difícil, mas é importante ter uma estratégia financeira para daqui a alguns anos

Listas IF Atualizado em 18.maio.2022 às 17h29 Duração 1 min.
Pense bem antes de gastar no cartão de crédito

O que você pode fazer para gastar com sabedoria (e sem afobação)? Maju Marques dá quatro dicas para cuidar do seu dinheiro

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 16h08
Por dentro de uma reunião dos devedores anônimos

Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras

Anne Dias Publicado em 13.maio.2022 às 07h00
Qual é o peso da sorte e do azar no mundo dos investimentos?

O antídoto contra esta sexta-feira (13) no seu bolso é a educação financeira