Direto no Bolso: André Braz, da FGV, explica por que a alta de quase 40% na gasolina, em 2021, acaba com o seu orçamento doméstico

Você já parou para pensar que a alta no preço dos combustíveis afeta toda a economia? Ouça o nosso podcast e descubra como isso atinge até quem não tem carro

Como o preço dos combustíveis e da gasolina afeta o bolso de todos

Você que tem carro tem certamente entrado em desespero ao passar por um posto para encher o tanque. Não é para menos, já que o preço da gasolina aumentou quase 40% só em 2021. Esse é um efeito direto no seu bolso. Mas você já parou para analisar o que fica mais caro quando o preço dos combustíveis sobe? André Braz, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), explica como isso acontece no novo episódio do podcast Direto no Bolso. Além dele, participa também Pedro Rodrigues, sócio-diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Para Braz, o preço da gasolina pode ser considerada o vilão do orçamento doméstico. Já o diesel é o que pesa mesmo para encarecer outras coisas. Ele cita a produção de energia. Precisamos lembrar do cenário de escassez hídrica que fez a bandeira tarifária ficar muito mais cara neste ano com o acionamento das termelétricas. Outro reflexo do diesel caro é no alimento. Como? Por meio do frete rodoviário.

O que precisa acontecer para os preços da gasolina e do diesel caírem – e a inflação baixar? Segundo Pedro Rodrigues, o cenário depende basicamente de duas situações que influenciam na política de preços da Petrobras: o dólar e o barril do petróleo. O câmbio, que atualmente está na faixa de R$ 5,50, depende mais da redução das incertezas no cenário político e econômico. Já para o petróleo, Rodrigues vê uma conjuntura mais complicada.

Quer saber mais sobre como o preço da gasolina e dos outros combustíveis estão afetando seu bolso? Ouça o Direto no Bolso!

Sobre o podcast Direto no Bolso

O jornalista Lucas Andrade conversa com especialistas com bastante conhecimento na bagagem para que você entenda de uma maneira bem prática como o assunto do momento pode influenciar as suas finanças e seus investimentos. Além de uma contextualização do cenário, para explicar por que o preço da gasolina e outros fatos importam, os convidados fazem análises e dão dicas que podem ajudar você a tomar melhores decisões para o seu dinheiro.

A proposta do Direto no Bolso é abordar temas que interessam desde quem quer sair das dívidas, passando por quem quer engordar a reserva financeira de emergência até quem já está na jornada de investimento e quer dar um passo a mais com segurança. Um podcast para cuidar bem e valorizar o seu dinheiro.

Inscreva-se no Direto no Bolso em sua plataforma de podcasts favorita: Anchor, Apple, Spotify, Google e PocketCasts.

Ouça todos os episódios já publicados.


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 17.maio.2022 às 20h10
Deputados do PT apelam ao STF para barrar privatização da Eletrobras no TCU

Parlamentares do PT entraram com pedido de liminar no STF para suspender o julgamento da privatização da estatal

JOTA Atualizado em 17.maio.2022 às 18h52
Análise: Em campanha por ‘super bancadas’, centrão rejeita ataques de Bolsonaro às urnas

Lideranças temem prejuízo eleitoral, mas QG político associa estridência à cobrança por mudanças na Petrobras

Valor Econômico Publicado em 17.maio.2022 às 12h07
Setor de tecnologia faz ajustes nos EUA

Austeridade decorre da venda de ações por investidores aflitos pela taxa de juros e desaceleração

Manhã Inteligente Publicado em 17.maio.2022 às 11h57
Banco Central e Selic, abertura de capital, novela Musk e Twitter

Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre os principais assuntos que podem afetar seus investimentos nesta terça (17)

Redação IF Publicado em 17.maio.2022 às 11h22
Governo mexe na tabela do frete para conter insatisfação de caminhoneiros

Presidente editou medida provisória reduzindo de 10% para 5% o gatilho que permite revisão da tabela