Como investir pensando no futuro dos seus filhos

Como os pais devem investir para garantir um bom futuro às crianças? Edgar Abreu explica como investir e introduzir educação financeira aos filhos

Quem tem filhos quer garantir um bom futuro para eles. Como os pais devem investir para garantir um bom futuro às crianças? É melhor começar uma poupança ou apostar em outros ativos? Anne Dias, editora da Inteligência Financeira, entrevista Edgar Abreu, matemático, com mestrado em economia e especialização em finanças e educação à distância. Ele explica como os pais podem investir pensando no futuro de seus filhos.

Quando um casal descobre que terá um filho, como pode começar a planejar os investimentos da criança? Poupar pensando no futuro do bebê, explica Abreu, “pode começar antes da gestação”. “O dinheiro é uma necessidade como qualquer outra que a criança vai ter”, explica.

Onde investir o dinheiro? “Vai depender de qual é a necessidade dos filhos”, afirma. Os pais precisam pensar em qual é o objetivo do investimento e no prazo. Você pretende pagar a faculdade da criança? Ou dar um presente em dez anos? Talvez uma festa ou viagem? “A gente tem investimento para todos os objetivos”, afirma.

Edgar Abreu tem dois filhos, gêmeos, e coloca em prática suas próprias dicas. “Acabo aprendendo muito mais com eles do que eles comigo”, diz. Faz um ano que seus filhos recebem mesada. “Agora a gente vai para um segundo passo, já que eles têm um dinheiro poupado”. As despesas com o download de aplicativos, especialmente os jogos, e o aluguel de filme on-demand são de responsabilidade dos pequenos. “Vamos o resultado disso e decidir o que fazer com o dinheiro que sobrou”. Investir está no horizonte da família.

Sobre a Entrevista da Semana

O programa Entrevista da Semana é uma série semanal de entrevistas em que a gente traz especialistas super selecionados para darem dicas para você lidar com o seu bolso da melhor maneira possível. Quem comanda os bate-papos é Anne Dias, editora da Inteligência Financeira. Ele vai ao ar todas às quartas no YouTube e site da IF.

Assista a todas as entrevistas já publicadas.