Rosa Weber dá 10 dias para Bolsonaro explicar indulto a Daniel Silveira
Partidos de oposição ao governo alegam desvio de finalidade e pedem a suspensão do decreto do presidente

Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu dez dias para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) explique as circunstâncias do indulto concedido por ele ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).
A decisão foi tomada na noite de segunda-feira, no âmbito das quatro ações ajuizadas no Supremo por partidos de oposição ao governo. As legendas alegam desvio de finalidade e pedem a suspensão do decreto do presidente.
A relatora disse ainda que o caso tem “relevância e especial significado para a ordem social e a segurança jurídica” e indicou que não vai proferir uma decisão liminar, mas levar o processo diretamente a julgamento em plenário.
Depois que Bolsonaro enviar sua resposta, será aberto prazo sucessivo de cinco dias para que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestem a respeito.
Silveira foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão, em regime inicial fechado, devido aos ataques a ministros da Corte e ao incentivo a atos antidemocráticos, pregando a volta da ditadura militar.
No dia seguinte, Bolsonaro publicou um decreto concedendo graça ao aliado. Segundo o presidente, o perdão da pena é necessário devido à “legítima comoção” da sociedade com a condenação.
Com conteúdo VALOR PRO, o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico
Mesmo assim, os investidores seguem atentos à perspectiva de aumento dos juros nos EUA
Trabalhador poderá usar dinheiro do fundo de garantia para comprar ações da Eletrobras
Perspectiva de aprovação de projeto que reduz ICMS derruba precificação do IPCA
Segundo ministro das Comunicações Fábio Faria, objetivo é discutir conectividade e proteção da Amazônia com o governo brasileiro
Na mínima do dia, a moeda americana chegou a R$ 4,8806
Entre as maiores altas, CSN Mineração disparou 9,07% e CSN saltou 7,2%
Mercado vê que a inflação pode ser impactada por possível alíquota máxima de 17% do ICMS cobrado sobre energia, telecomunicações, combustíveis e energia
Papéis da companhia de tecnologia estão em queda de 20% neste trimestre
O movimento reflete o enfraquecimento da moeda americana frente outras divisas emergentes
Presidente da Câmara defende medida como saída para combater a inflação
Clima de cautela prevalece nos negócios em meio às preocupações com o impacto da inflação elevada no crescimento econômico global