Reino Unido impõe sanções a suposta namorada de Putin

Medidas incluem congelamento de ativos e proibição de entrar no país

O Reino Unido impôs nesta sexta-feira sanções a membros da família de Vladimir Putin e outras pessoas ligadas a ele. No total, sete membros da família e cinco operadores financeiros ligados ao presidente russo foram alvo das medidas que incluem o congelamento de ativos e a proibição de entrar no país.

Segundo o governo britânico, as sanções visam afetar familiares e outros associados a Putin que vivem uma “vida de luxo”. Entre as pessoas impactadas pela medida está a ex-ginasta olímpica Alina Kabaeva, considerada a atual namorada de Putin, e Lyudmila Ocheretnaya, ex-mulher do presidente.

“Nós estamos expondo e visando a rede nebulosa que sustenta a vida de luxo de Putin e fechando o cerco contra seu círculo pessoal”, disse a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss. “Vamos continuar aplicando essas sanções a todos que ajudam e são cúmplices das agressões de Putin até que a Ucrânia triunfe”.

As sanções também afetaram a avó de Alina Kabaeva, Anna Zatseplina, que segundo as autoridades britânicas, é ligada ao oligarca Gennady Timchenko, um forte apoiador do governo de Putin. O primo do presidente russo, Igor Putin, também teve seus ativos congelados.

Desde o início da guerra da Ucrânia, em 24 de fevereiro, o governo do Reino Unido impôs sanções a mais de mil pessoas e 100 entidades ligadas a Putin, incluindo oligarcas cuja fortuna está avaliada em 117 bilhões de libras, segundo o governo britânico.