Pesquisa Genial/Quaest indica vantagem de Lula na corrida presidencial

Na busca pela reeleição, Jair Bolsonaro aparece em segundo nas intenções de voto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as pesquisas de intenção de voto à Presidência da República, com 45% das respostas em pesquisa estimulada realizada pela Genial/Quaest, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 23%.

O ex-ministro e ex-juiz da Lava-Jato Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro lugar, com 9%, à frente de Ciro Gomes (PDT), com 5%, do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%, e da senadora Simone Tebet (MDB), com 1%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), não pontuou. Brancos e nulos somam 8% e indecisos, 4%.

Em segundo turno, Lula venceria em todos os cenários, com percentuais que variam de 50% contra Sergio Moro (30%) a 57% contra Rodrigo Pacheco (14%). No cenário contra Bolsonaro, este receberia 30% das intenções de votos – ante 54% do petista – enquanto Ciro Gomes levaria 21% (52% de Lula) e João Doria, 15% das intenções de voto em segundo turno (55% de Lula), todos atrás do ex-presidente.

Num eventual cenário com Bolsonaro em segundo turno, o presidente perderia tanto para Sergio Moro (30% a 36%) quanto para Ciro Gomes (32% a 39%), mostra a pesquisa.

A pesquisa, parceria da Genial Investimentos com a Quaest Pesquisa e Consultoria, fez duas mil entrevistas domiciliares em 120 cidades do país entre 6 e 9 de janeiro, com eleitores de 16 anos ou mais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

Com informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico