NY eleva alerta de covid para nível médio, o que pode levar a retomada de restrições

Cidade vê aumento de novos casos

Foto: Pixabay

A cidade de Nova York entrou nesta segunda-feira no nível de risco mais alto para a covid-19, em meio ao persistente aumento de novos casos. Trata-se de preocupante lembrete de que a pandemia não acabou e que o coronavírus ainda tem o poder de afetar a vida dos nova-iorquinos.

A cidade passou para a categoria de risco médio, ou amarelo, para transmissão do vírus, com os novos casos por 100 mil pessoas nos últimos sete dias ultrapassaram a marca de 200. O número mais recente de 209,02 casos por 100 mil é o mais alto desde o início de fevereiro. A mudança pode desencadear o retorno das restrições de saúde pública, embora não precisem ser restabelecidas neste momento.

A cidade agora está vendo quase 2.500 novos casos por dia, um salto significativo em relação aos cerca de 600 casos diários no início de março. O aumento mais recente é alimentado pela altamente contagiosa subvariante da ômicron conhecida como BA.2. Embora o surto atual seja inferior ao provocado pela ômicron em dezembro e janeiro, os níveis de novos casos são equivalentes aos do surto provocado pela variante delta no ano passado.

O número de pacientes hospitalizados com covid-19 também aumentou no último mês, mas ainda permanece abaixo de 500.

As orientações para o novo nível de alerta incentivam os nova-iorquinos a usar uma máscara facial em ambientes internos públicos onde o status da vacina é desconhecido.

Manhattan tem os níveis de transmissão mais altos de qualquer bairro, embora tenha visto uma tendência de números mais baixos desde meados de abril, de acordo com dados da cidade. Todos os outros bairros viram os níveis subirem nas últimas duas semanas, levando à mudança no nível de alerta da cidade.

Com conteúdo VALOR PRO, o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 10h47
Varíola do macaco: avanço da doença impulsiona ações de farmacêuticas

Presidente dos EUA, Joe Biden, alertou que todos precisam ficar atentos com a alta nos casos ao redor do mundo

Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 09h16
Macy’s pode oferecer pistas sobre força dos gastos do consumidor nos EUA

Investidores monitoram pistas sobre o comportamento da inflação no país

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 17h52
Ibovespa sobe 1,39% com alta das commodities; na semana, avanço é de 1,46%

Investidores estão otimistas com a retomada dos estímulos econômicos pela China