O que Elon Musk deve discutir na passagem pelo Brasil

Bilionário terá encontro com o presidente Jair Bolsonaro e empresários

O presidente Jair Bolsonaro e o empresário Elon Musk, o homem mais rico do mundo, devem se reunir nesta sexta-feira no interior de São Paulo. O encontro está previsto para acontecer no hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz (SP), e deve contar com a presença de diversos empresários.

A informação foi revelada ontem pelo colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”.

Musk vem ao país por meio de uma costura feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, com quem se encontrou em novembro do ano passado. Naquela ocasião, o ministro discutiu com Musk – fundador da Tesla, da Space X e que recentemente fez uma oferta para adquirir o Twitter – uma parceira para fazer a vigilância da Amazônia por meio de satélites.

O plano de Faria era monitorar desmatamentos e incêndios ilegais na floresta, além de usar a tecnologia para a conectividade de escolas e unidades de saúde.

Em entrevista ao Valor no fim do ano passado, Faria comentou o que tratara com o empresário dias antes nos Estados Unidos.

“Temos uma meta de conectar 14.500 escolas por satélite. São todas escolas rurais, a maioria no Norte e Nordeste. A gente tem hoje um grande problema que é a questão do meio ambiente. E a única coisa que eu vejo que a gente pode acabar rapidamente com desmatamento ilegal e incêndio é por satélites”, disse ao Valor o ministro das Comunicações naquela ocasião. “Eu fiz uma proposta a eles: conectar as escolas e oferecer ao governo os satélites para orbitar a Amazônia para, quando tiver um desmatamento, o governo é acionado para saber se o desmatamento é ilegal ou não. E aí a gente pode fazer a operação na Amazônia de combate ao desmatamento ilegal com drones autônomos, junto com a PF [Polícia Federal] e as demais polícias. A gente mostraria ao mundo que de fato onde há desmatamento ilegal a gente vai saber e a gente vai acabar. Alguns satélites do Musk têm laser, que detectam o barulho da serra elétrica.”

De acordo com a ideia naquela época, o governo pagaria pelos serviços de conexão de escolas isoladas. Mas, em relação à Amazônia, a intenção era obter uma doação de Musk. “Porque aí ele se transformaria na primeira empresa mundial que está lá colocando o dinheiro na Amazônia. Eu acredito que vai ser a revolução do meio ambiente, com o 5G, a tecnologia. A partir do momento em que a gente tiver isso, a gente vai ter tudo televisionado. A gente vai saber em tempo real, o mundo vai ficar despreocupado, porque vai estar tudo monitorado.”

Quem são os empresários que devem estar no encontro, segundo a coluna do Lauro Jardim:

  1. André Esteves – BTG Pactual
  2. Alberto Leite – FS
  3. Ricardo Faria – Granja Faria
  4. Zeco Auriemo – Grupo JHSF
  5. Flávio Rocha – Riachuelo
  6. Carlos Sanchez – EMS
  7. Rubens Ometto – Cosan
  8. Rubens Menin – MRV e banco Inter
  9. Carlos Fonseca – Galápagos
  10. Rodrigo Abreu – Oi
  11. José Félix – Claro
  12. Pietro Labriola – TIM
  13. Alberto Griselli – TIM Brasil