Bolsonaro orienta ministro a ampliar convocação de aprovados na PF e PRF

A promessa ocorre em meio ao desgaste do governo com os atuais servidores da Segurança Pública

Após ouvir apelo de aprovadas no último concurso para Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), o presidente Jair Bolsonaro ligou nesta manhã para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e o orientou a ampliar a convocação. Antes, a previsão era chamar mil novos agentes. Agora, o presidente quer que sejam dois mil.

No entendimento de Bolsonaro, a aprovação do PLN 01/2022, com crédito suplementar de R$ 2,57 bilhões, pode abrir margem para a ampliação do quadro de servidores da segurança pública.

A promessa ocorre em meio ao desgaste do governo com os atuais servidores da Segurança Pública, que pressionam por reajuste de salários. O governo tentou implementar um reajuste linear de 5% a todo o funcionalismo público, mas a proposta não andou porque, na avaliação do próprio presidente, “desagrada a todo mundo”.

No cercadinho com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, inicialmente Bolsonaro disse que estava “no limite” do orçamento e que precisaria observar a Lei de Responsabilidade Fiscal. No entanto, logo telefonou ao secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade, em busca de mais detalhes. A ligação não estava no viva-voz. Portanto, as respostas não foram ouvidas.

“Aprovou o PLN 01, ok? Aquele concurso da PF e PRF, como está aí? Qual o máximo que você pode botar lá, legalmente? 535? Ok, pode ver e me retorna”, afirmou o presidente ao integrante da equipe econômica.

De imediato, o presidente disse à apoiadora com classificação insuficiente para ser convocada: “São 535, pega [a sua classificação]? Nós fomos muito além do concurso, tá?”.

Depois, o presidente entrou em contato com o ministro da Justiça e Segurança Pública. A ligação também não estava no viva-voz.

“Você pediu quantas vagas para a PF e a PRF, que está lá com o Caio? Se tu passar para mil para cada lado, dá para resolver? Então faz um aditivo aí e pede mil vagas para cada, já que tu está no limite teu. Já falei com o Caio, fala com o Caio também para resolver esta parada aí. Foi aprovado o PLN”, argumentou o presidente.

Bolsonaro também recebeu resposta positiva do ministro Anderson Torres ao questionar se haveria possibilidade de formar as novas turmas ainda este ano.

Aplaudido pelos populares, Bolsonaro justificou que compensaria ampliar a convocação porque a PF e a PRF são “lucrativas” com apreensões e combate à corrupção.

Há dois meses, também quando questionado por aprovados no concurso, Bolsonaro prometeu chamar 500 novos agentes de cada corporação. O ato ainda não foi oficializado.