- Home
- Mercado financeiro
- Política
- Veja os principais eventos da posse de Luiz Inácio Lula da Silva para seu terceiro mandato na Presidência da República
Veja os principais eventos da posse de Luiz Inácio Lula da Silva para seu terceiro mandato na Presidência da República
Lula manda reavaliar sigilos impostos por Bolsonaro
Um dos decretos assinados pelo presidente Lula (PT) e que serão publicados no Diário Oficial da União determina que a Controladoria-Geral da União (CGU) reavalie em 30 dias as decisões do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que impuseram sigilo sobre informações e documentos públicos. Durante a campanha do ano passado, o petista prometeu i“acabar com o sigilo de 100 anos do Bolsonaro”.
Entre as informações que Bolsonaro colocou em sigilo, está a própria carteira de vacinação dele. Bolsonaro também escondeu o registro de visitas de seus filhos e de pastores às dependências do Executivo e um processo interno aberto contra o general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, agora eleito deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro.
(Com informações de Caio Sartori, Fabio Murakawa, Guilherme Pimenta e Estevão Martins, do Valor Econômico de Brasília)
Lula dá posse a ministros de Estado
Após receber os cumprimentos de autoridades de outros países, Luiz Inácio Lula da Silva dará posse aos 37 ministros de Estado. A solenidade ocorre no Palácio do Planalto. Os integrantes do primeiro escalão foram divididos entre quadros técnicos, integrantes do PT, nomes de confiança de Lula e de partidos aliados. Ao todo, serão nomeadas ministras 11 mulheres, o maior número até então.
Exclusiva com Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento
Em entrevista ao editor-assistente Lucas Andrade, o futuro ministro do Desenvolvimento Social, senador Wellington Dias (PT), fala das prioridades de sua pasta a partir de amanhã.
A posse de Wellington Dias acontece nesta segunda-feira (2).
Lula discursa em defesa de negros, indígenas e mulheres
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa à população do parlatório, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Lula destaca o papel dos ministérios da Igualdade Racial, dos Povos Indígenas e das Mulheres no futuro governo.
“É inaceitável que continuemos a conviver com o preconceito, a discriminação e o racismo. Somos um povo de muitas cores, e todas devem ter os mesmos direitos e oportunidades. Ninguém será cidadão ou cidadã de segunda classe”, afirma Lula.
O presidente defende a demarcação de terras indígenas. “Eles não são obstáculos ao desenvolvimento, são guardiães de nossos rios e florestas”, diz.
Sobre as mulheres, afirma: “Não podemos continuar a conviver com a odiosa opressão imposta às mulheres (…) As mulheres devem ser o que elas quiserem ser, devem estar onde quiserem estar.”
(Com informações de Fabio Murakawa, do Valor Econômico de Brasília)
Mulher negra coloca faixa presidencial em Lula
Lula recebeu a faixa presidencial no Palácio do Planalto. A entrega foi feita por uma mulher negra, Aline Sousa, de 33 anos, catadora desde os 14 anos e moradora do Distrito Federal.
De forma simbólica, a faixa presidencial foi entregue por Aline e por um grupo diverso que subiu a rampa ao lado de Lula. No total, o grupo é composto por oito pessoas.
No time estão um indígena, o cacique Raoni; uma pessoa com deficiência, o influenciador Ivan Baron; uma mulher branca, Jucimara dos Santos, que cozinhou na Vigília Lula Livre, no Paraná; e uma criança negra, Francisco, de 10 anos, morador de Itaquera, em São Paulo, e campeão de natação.
Lula chorou ao receber a faixa. Na sequência, foi executado o Hino Nacional.
Pacheco: A hora é de pacificação
Após a fala de Lula, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, também discursou. O senador mineiro listou temas que para ele serão os desafios do governo que se inicia e fez um apelo por “pacificação”.
“Neste momento em que os Três Poderes se encontram em harmonia e equilíbrio, quero exaltar nosso compromisso impertubável com a democracia e as instituições”, afirmou.
Ao final do discurso, Pacheco encerrou a sessão solene de posse de Lula e Alckmin. Lula deixou o plenário da Câmara em direção à sala da presidência do Senado.
(Com informações de Estevão Taiar, Matheus Schuch e Lu Aiko Otta, de Brasília)
Discurso de posse de Lula dura 30 minutos
O discurso de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional durou 30 minutos. Ao final da fala, Lula foi ovacionado por parlamentares e apoiadores no plenário do Senado.
Lula assina termo de posse no Congresso Nacional
Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse no início da tarde deste domingo como presidente da República. A primeira parte das solenidades acontece no Congresso Nacional.
Lula quebra o protocolo antes de assinar termo de posse para “contar uma história”. Ele se relembra de uma caneta que ganhou de presente em 1989 para ser usada caso fosse eleito presidente. “Eu não ganhei e 89, 94 e 98.
Em 2002, esqueci a caneta [para assinar o termo de posse] e assinei com outra, em 2006 com uma do Senado. Agora eu encontrei a caneta e a uso em homenagem ao povo do Piauí.”
Primeiro-secretário da mesa do Congresso, deputado Luciano Bivar (União Brasil) fez a leitura do termo de posse.
(Com informações de Estevão Taiar, Matheus Schuch e Lu Aiko Otta, do Valor Econômico, de Brasília)
A cerimônia oficial de posse do presidente eleito começa em breve, com a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), na Catedral Metropolitana de Brasília, mas a festa popular vai ter início bem mais cedo.
O editor-assistente Lucas Andrade está em Brasília e vai trazer atualizações ao longo desta tarde. Segundo Lucas, o calor é intenso em Brasília neste domingo.
As pessoas que acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na subida da rampa do Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial precisaram madrugar neste domingo (1). Por volta de 5h já havia filas para acessar a Praça dos Três Poderes. Agora, há relatos de muitas pessoas passando mal em razão do forte calor e da pouca água disponível.
Ainda não se sabe quem irá passar a faixa para Lula. A expectativa é de que seja um grupo de representantes da sociedade civil. A cerimônia está prevista para 16h30.
Mais cedo, a partir das 10h, no gramado central da Esplanada dos Ministérios, começou o “Festival do Futuro“, em que mais de 70 artistas vão se apresentar em dois palcos, e uma feira gastronômica, com delícias inspiradas nas tradições culinárias de norte a sul do Brasil.
A expectativa é que a festa em Brasília reúna 300 mil pessoas. No entanto, para a cerimônia no Palácio do Planalto o governo do Distrito Federal limitou em 30 mil o público que vai poder ver de perto o rito. O espaço foi fechado às 12h30, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
Veja aqui tudo sobre a posse do novo presidente no dia 1º de janeiro.
Horário da posse
A cerimônia oficial está prevista para as 14h20, mas as atrações da festa na Esplanada dos Ministérios começa às 10h.
Cerimônia Oficial
A cerimônia oficial poderá ser acompanhada pelos seis telões instalados na frente dos palco na Esplanada. E quem estará em casa também poderá acompanhar pelo site da Inteligência Financeira.
- 14h20 – Chegada de Lula e Alckmin na Catedral de Brasília
- 14h30 – Saída da Catedral rumo ao Congresso Nacional em cortejo com carro aberto
- 14h40 – Lula e Alckmin junto com as primeiras-damas são recebidos por Pacheco e Lira
- 15h – Sessão solene de posse presidencial, onde Lula vai discursar pela primeira vez
- 16h05 – Presidente recebe honras militares e acompanha o Hino Nacional na área externa
- 16h20 – Lula chega ao Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial e discursa
- 18h – Presidente e vice participam de jantar com autoridades estrangeiras
Segundo o site do PT, Lula confirmou presença também no Festival do Futuro. O presidente deve subir ao palco e falar com o público. O horário, porém, ainda não foi divulgado pela organização.
Festival do Futuro
O Festival do Futuro começa às 10h com um cortejo de manifestações populares e só termina de madrugada com o show de Valesca Popozuda. Serão 17 horas de festa e quase 80 artistas — seis Djs, dois poetas, 27 intérpretes e 35 músicos — que vão se apresentar. Gal Costa e Elza Soares serão homenageadas e dão nome aos dois palcos que serão instalados na altura dos ministérios da Previdência e do Turismo.
“Não teremos shows. Teremos encontros com muitos artistas consagrados compartilhando juntos canções que falam muito para todos nós. Enquanto num palco temos uma atração acontecendo, o outro estará sendo montado para a atração seguinte”, diz o projeto do festival.
Vale lembrar que a transmissão do “Festival do Futuro” será feita pela internet em canais do Partido dos Trabalhadores.
Horário dos shows
- 10h – Cortejo de manifestações populares
- 11h (Palco Elza Soares) – Show “Brasília de Todos os Ritmos”
- 12h30 (Palco Gal Costa) – Kleber Lucas Convida: Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc e Sarah Renata
- 13h00 – intervalo para assistir nos telões a cerimônia oficial da posse
- 15h50 (Palco Gal Costa) – Juliano Maderada e Banda, do hit “Tá na hora do Jair já ir embora”
- 16h05 – novo intervalo para assistir nos telões a cerimônia oficial da posse
- 18h30 (Palco Elza Soares) – Show “Futuro Ancestral”, com Drik Barbosa, Marissol Mwab, Ellen Oléria, Fioti, Gog, Rael, Rappin Hood e Salgadinho
- 19h40 (Palco Gal Costa) – Show “Outra Vez Cantar”, com Alessandra Leão, Chico César e Geraldo Azevedo, Fernanda Takai, Francisco El Hombre e Luê, Flor Gil, Johnny Hooker, Lirinha, Marcelo Jeneci, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Thalma De Freitas
- 20h55 (Palco Elza Soares) – Show “Amanhã Vai Ser Outro Dia”, com Aline Calixto, Fernanda Abreu, Jards Macalé, Maria Rita, Martinho Da Vila, Paula Lima, Leoni, Renegado, Rogeria Holtz, Teresa Cristina, Romero Ferro, Zélia Duncan e Delacruz
- 22h50 (Palco Gal Costa) – Baianasystem convida Margareth Menezes
- 0h10 (Palco Elza Soares) – Gaby Amarantos convida Aíla, Kâe Guajajara e Jaloo
- 1h10 (Palco Gal Costa) – Duda Beat convida Almerio, Doralyce, Luedji Luna e Zé Ibarra
- 02h10 (Palco Elza Soares) – Pabllo Vittar convida Lukinhas e Urias
- 03h10 (Palco Gal Costa) – Valesca Popozuda convida Mc Marks e Mc Rahell
Feira gastronômica
A Feira Gastronômica do Festival do Futuro acontecerá das 10h do dia 1º às 3h30 do dia 2 de janeiro sob uma tenda de 8 mil m² ao centro, com mesas e cadeiras para 6 mil pessoas. Ao redor da tenda, haverá 40 stands de alimentação e 15 de bebidas e drinks, além de 10 Food Trucks, que vão oferecer comidas inspiradas nas tradições culinárias das cinco regiões do país. Os pratos e lanches serão preparados, prioritariamente, com alimentos orgânicos produzidos por pequenos agricultores da zona rural do Distrito Federal. Água potável será oferecida gratuitamente em estações móveis da Caesb.
Como será a entrada
Para quem for aos shows, o acesso será pela Avenida N1. Na Praça dos Três Poderes, a limitação será de 30 mil pessoas, com limitação de chegada até 12h30 e com revista e detecção de metais. Os estacionamentos serão nos setores de Diversões, Autarquias e Bancários. Os organizadores recomendam que as pessoas cheguem cedo e prefiram a utilização do transporte público.
O que pode e o que não pode
A Polícia Militar fará revistas em bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e, eventualmente, em meio ao público. Dessa forma, o público precisa saber o que é proibido levar para a festa.
- Será proibido acessar a área portando armas brancas ou objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo, réplicas ou simulacros, barracas, tendas similares, fogões e similares, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone), substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio.
- Não será permitido acessar a área com animais, exceto cães-guia. Aos que pretendem levar lanche e água, a recomendação é que utilizem embalagens de plástico transparentes.
- Manifestações políticas adversas também não serão aceitas no local.
Esquema de segurança
A região da Esplanada dos Ministérios será fechada nesta sexta-feira, quando será ponto facultativo. A intenção é diminuir a circulação de pessoas na área central do DF e fazer uma varredura na área. Toda a região será monitorada pelas forças de segurança do DF, por meio de imagens de câmeras de videomonitoramento, drones, com informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
Para maior celeridade aos atendimentos de ocorrências e na prestação de serviços durante o evento, será montada uma Cidade da Segurança, na área do Museu Nacional.
Está previsto um posto de regulação médica que funcionará de forma conjunta entre SAMU e Corpo de Bombeiros (CBMDF) no local. Outros três pontos médicos e ambulâncias de atendimento pré-hospitalar serão posicionadas ao longo da Esplanada.
Com informações do Globo, g1, site PT e Festival do Futuro.
Leia a seguir