XP: 62% das empresas do Ibovespa tiveram lucro operacional acima do esperado no 1º tri

Analistas destacam que a temporada de balanços dos três primeiros meses de 2022 foi melhor que a imediatamente anterior

Os resultados de primeiro trimestre das empresas brasileiras foram robustos diz a XP, com uma temporada melhor que a imediatamente anterior. A instituição destaca que 62% das companhias que compõem o Ibovespa tiveram lucro operacional acima do esperado, enquanto em receitas a porcentagem foi de 47%.

Os analistas Fernando Ferreira, Jennie Li e Rebecca Nossig escrevem que apesar das preocupações quanto ao conflito entre Rússia e Ucrânia, riscos de uma política monetária mais apertada em meio a disparada de preços de commodities de energia e de alimentos, o mercado brasileiro tem ido na contramão de 2021.

Eles apontam que o país está se beneficiando de uma rotação global de ações de crescimento para papéis de valor, a forte exposição da bolsa a commodities e bancos, além de valores atrativos mesmo com a alta recente, fluxos de mercados emergentes para o Brasil e proximidade com o fim do ciclo de alta de juros.

A XP destaca que 30% das empresas tiveram resultado de lucro operacional abaixo do esperado, enquanto os 8% restantes vieram em linha com as estimativas. Já em receitas, 38% das companhias tiveram números abaixo do esperado e 15% vieram dentro das projeções.

O lucro por ação dessas companhias teve leve queda de 0,7% na comparação com o quarto trimestre e mais do que dobrou sobre o primeiro trimestre de 2021, em grande parte explicado pela recuperação econômica inicial do país após a pandemia, dizem os analistas.

Setorialmente, a XP destaca papel e celulose, transporte e logística, petróleo e gás, mineração e siderurgia e educação como destaques positivos, apresentando lucro operacional acima do esperado. Do outro lado, agro, alimentos e bebidas, financeiro e imobiliário tiveram empresas com números menores que a expectativa.