Fábio Faria: ‘Acredito que o resultado será totalmente diferente do que mostram as pesquisas’

Ministro questionou vantagem de Lula em Minas Gerais, mostrada por Ipec e Datafolha

O ministro das Comunicações e deputado federal, Fábio Faria, afirmou em entrevista ao Jota que acredita fortemente na vitória de Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições 2022. Faria, que está muito ligado às estratégias de campanha do presidente para se reeleger, disse que a expectativa é de “um resultado totalmente diferente do que mostram as pesquisas”, referindo-se aos levantamentos de Ipec, que apontava Lula com 51% dos votos válidos contra 37% de Bolsonaro, e Datafolha, apontando Lula com 50% e Bolsonaro com 36%, lançados na tarde deste sábado (1) às vésperas do primeiro turno.

Confira o GPS Eleitoral ao vivo no canal da Inteligência Financeira

Bolsonaro no Nordeste e no Sudeste

“Bolsonaro perde no Nordeste com certeza, muito pela força dos nove governadores do PT que atuam na região”, afirma o ministro, cuja resposta considerou que o presidente pode ter maior apoio de prefeitos da região no segundo turno.

Ainda sobre o recorte regional, Faria avalia que a disputa entre Lula e Bolsonaro será mais acirrada na região Norte, com possível vantagem do petista no Pará, enquanto o presidente pode levar uma vantagem modesta no Amazonas.

“Bolsonaro deve ganhar no Centro-Oeste”, cravou Faria. O ministro acredita que há um equívoco nas pesquisas quanto à eleição no Sudeste. “Eu não acredito na diferença entre Lula e Bolsonaro em Minas Gerais, acho que o Datafolha que mostrou [o petista leva vantagem de 50% contra 36% no Estado segundo o Datafolha e de 55% contra 37% de acordo com o Ipec]”, disse Faria. Já no Sudeste, o chefe das Comunicações ressaltou o crescimento de Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas pesquisas para eleição de governador, e de Marcos Pontes (PL) ao Senado.

Questionado sobre uma possível vantagem de Bolsonaro na disputa em um segundo turno, Fábio Faria diz que a campanha trabalha com uma expectativa otimista para a próxima etapa do pleito. “Acho que tudo aponta a favor do presidente no segundo turno”. Para o ministro, os últimos indicadores da Economia do Brasil favorece o candidato do PL.

A inflação caiu 0,37% em setembro, oscilando para baixo pelo terceiro mês seguido, enquanto a gasolina teve uma redução de preço após os decretos do governo federal derrubando a cobrança de ICMS sobre os combustíveis.

Apoio de Neymar e outros a Bolsonaro

O ministro também destacou a vinda de apoio ao presidente por parte de atletas e artistas nos últimos dias. Dentre os principais, Neymar manifestou apoio a Bolsonaro entoando o jingle de campanha à reeleição. Alguns dos maiores músicos sertanejos da atualidade, como as duplas Bruno e Marrone e Zé Neto e Cristiano, além de Gustavo Lima, demonstraram apoio ao candidato do PL. “Até ontem, não tínhamos ninguém declarando apoio a Bolsonaro, porque o sistema fez de um jeito que essas pessoas seriam canceladas”, argumentou Fábio Faria.