EUA criam 390 mil vagas de emprego em maio, segundo payroll; menor aumento em 13 meses

Aumento registrado em maio foi o menor em 13 meses e interrompe uma série de 12 aumentos consecutivos de ao menos 400 mil vagas por mês ou mais

Os Estados Unidos criaram 390 mil vagas em maio, de acordo com o relatório de emprego (payroll) divulgado há pouco pelo Departamento do Trabalho do país. O resultado ficou acima da expectativa de economistas consultados pelo The Wall Street Journal (WSJ), de criação de 328 mil postos de trabalho.

Os dados do payroll de abril foram revisados para cima, mostrando a criação de 436 mil vagas, de +428 mil postos de trabalho na leitura original, sinalizando que o mercado de trabalho nos EUA segue forte. Ainda assim, o aumento registrado em maio foi o menor em 13 meses e interrompe uma série de 12 aumentos consecutivos de ao menos 400 mil vagas por mês ou mais.

Com isso, a taxa de desemprego nos EUA ficou estável em 3,6% em maio, repetindo a taxa de abril, ante previsão de recuo a 3,5%, ainda segundo o WSJ. Por sua vez, a taxa de participação da população na força de trabalho teve ligeira alta, indo de 62,2% em abril para 62,3% em maio.

Em relação aos rendimentos, os ganhos médios por hora do trabalhador americano subiram 0,3% em maio ante abril e avançaram 5,2% em relação a maio de 2021, equivalente a US$ 31,95 por hora, em média. O consenso era de altas de 0,4% e +5,2%, na mesma ordem, ainda segundo o WSJ.