Itaú BBA lança plataforma de negociação para clientes institucionais

Ferramenta foi desenvolvida para oferecer transparência, liquidez e menor volatilidade em grandes transações

O Itaú BBA lança neste mês a plataforma Cross para auxiliar os clientes institucionais, tanto locais quanto estrangeiros, nas operações de mercado. A ferramenta foi desenvolvida com tecnologia própria e tem como objetivo garantir transparência, liquidez e menor volatilidade nos preços dos ativos em grandes transações.

“O Itaú BBA Cross surge 100% alinhado ao momento do banco em relação à inovação e ao investimento em tecnologia, tendo como credencial toda a liquidez e a participação predominante do Itaú Unibanco no mercado doméstico, além de destacar a capacidade de desenvolvimento de tecnologia proprietária e a expertise para customizar as operações de mercado com filtros exclusivos”, explica em nota Leonard Linnet, Head de Equities do Itaú BBA.

Como funciona a plataforma

A ferramenta oferece um ambiente de negociação eletrônico, em que o cliente institucional coloca a demanda dele, seja uma ordem de compra ou de venda de ativos, sem passar por nenhum intermediário. A transação somente é executada na bolsa de valores quando uma contraparte é encontrada, isto é, o próprio sistema identifica se existe uma proposta que combine com a solicitada.

Em uma transação convencional de grande porte, as empresas buscam liquidez por meio das corretoras, que são os agentes de intermediação, ou via leilão para casar o fluxo de quem quer comprar e vender. “Com a plataforma, esse tipo de operação passa a ser automatizado e não há o risco de exposição da estratégia do investidor institucional”, pondera Linnet.

O volume mínimo de ordem é de 10 mil ações e o volume máximo respeita os parâmetros definidos no regulamento de operações da B3.